Aqui você encontrará respostas para as perguntas mais frequentes feitas à nossa equipe de suporte.
Para atualizar seu cadastro, siga os procedimentos abaixo:
1. No site da ead.unimontes.br, clique no link Ainda não atualizou seu cadastro ou não recebeu o e-mail de atualização? clique aqui, abaixo das notícias na página inicial da plataforma;
2. Preencha o formulário com seu CPF e clique no botão Continuar;
3. Informe um endereço de e-mail que você tem acesso e clique no botão Receber Instruções;
4. Acesse seu e-mail e siga os passos para concluir a atualização do seu cadastro.
Obs.: caso não consiga atualizar seu cadastro, abra um chamado técnico informando o seu nome completo, CPF e curso/disciplina.
Para acessar a Plataforma, siga os procedimentos abaixo:
1. Localize o box de acesso no centro da página ead.unimontes.br e insira seu CPF e sua senha;
2. Clique no botão *Entrar;
3. Clique no seu nome, localizado no canto superior direito da página, e em seguida clique em Meus cursos;
4. Por fim, escolha a sala virtual que deseja acessar.
ATENÇÃO: para acessar as salas virtuais antigas, é necessário no link localizado ao lado direito da tela: Salas virtuais (alunos Egressos UAB). Nessa área, você será solicitado a digitar seu CPF e senha, que devem ser os mesmos dados utilizados para acessar o site da ead.unimontes.br.
Obs.: caso não consiga atualizar seu cadastro, abra um chamado técnico informando o seu nome completo, CPF e curso/disciplina.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para recuperar a sua senha, siga os procedimentos abaixo:
1. Localize o box de acesso no centro da página ead.unimontes.br e clique no link Esqueceu a senha?;
2. Digite seu CPF e e-mail cadastrados na plataforma;
3. Clique no botão Recuperar senha;
4. Acesse o seu e-mail informado na plataforma;
5. Clique no *link disponibilizado no seu e-mail para confirmar sua solicitação ou copie e cole o mesmo na barra de endereço do seu navegador;
6. Digite seu CPF e a nova senha para acesso ao portal (com pelo menos uma letra e número, mínimo seis dígitos);
7. Em seguida, confirme a nova senha;
8. Clique no botão Salvar.
*ATENÇÃO: Caso não tenha recebido na caixa de entrada do seu e-mail, verifique o spam ou lixo eletrônico, pois nossas mensagens podem ser interpretadas dessa forma por alguns servidores.
Siga os procedimentos abaixo:
1. Localize o box de acesso no centro da página ead.unimontes.br e insira seu CPF e sua senha;
2. Em seguida clique no ícone Meus Dados;
3. Clique na aba Acesso;
4. Caso queira alterar a senha, informe a Sua senha para acesso ao portal (com pelo menos uma letra e número, mínimo seis dígitos) e Confirme a senha;
5. Caso queria alterar o e-mail, informe o novo endereço eletrônico no campo E-mail de cadastro*;
6. Clique no botão Salvar.
Obs.: ao editar o seu endereço de e-mail, sua sessão será encerrada e o acesso só será permitido após a confirmação do novo e-mail cadastrado.
Para inserir ou alterar a foto do perfil, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a sala virtual do seu curso e clique no bloco “Participantes”;
2. Procure o seu usuário na lista de participantes da sala virtual. Para facilitar a busca, clique na primeira letra do seu nome e, posteriormente, em seu usuário;
3. Clique no link Modificar Perfil;
4. Procure o local de inserir “Imagem do usuário” e clique em “Adicionar” ou na seta virada para baixo;
5. Clique no link “Enviar um arquivo” e localize a foto em seu computador através do botão “Escolher arquivo”;
6. Clique no botão “Enviar este arquivo”;
7. Por fim, clique no botão “Atualizar Perfil”.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para visualizar as mensagens pendentes, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Entre na sala virtual do seu curso;
3. No menu localizado no canto superior direito da página, clique na opção “Mensagens”;
4. No filtro “Navegação da Mensagem” escolha a opção “Conversas recentes”, clique em “Ver:esta conversa”;
5. Após se deparar com todas as mensagens trocadas com esse usuário, digite sua resposta no campo Mensagem;
6. Clique no botão Enviar mensagem.
Obs: As mensagens também são recebidas em seu e-mail.
Para enviar uma mensagem para um determinado usuário, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, no canto direito da tela, clique no link Participantes no box Participantes;
2. Localize e clique no nome do usuário* a quem deseja enviar a mensagem;
3. Após clicar no usuário, procure pelo botão Mensagem;
4. Na caixa de texto, digite a sua mensagem;
5. Em seguida, clique no botão Enviar Mensagem;
*Para facilitar a localização, utilize o filtro Papel atual e/ou as iniciais do Nome ou Sobrenome.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
As informações referentes a este box podem ser encontradas neste tutorial.
Siga as seguintes orientações:
1. Localize o box de acesso no centro da página ead.unimontes.br e insira seu CPF e sua senha;
2. Clique no botão Entrar;
3. Clique no seu nome, localizado no canto superior direito da página, e em seguida clique em Meus Cursos;
4. Clique no nome do curso;
5. Selecione a edição ou período;
6. Por fim, clique no nome da disciplina e você será redirecionado para a sala virtual;
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Conheça melhor a sala virtual, acesse este tutorial.
Caso esteja vinculado a um curso mas não consiga visualizar no tópico Meus Cursos, por favor, abra um chamado técnico informando o seu nome completo, CPF, curso/disciplina e o detalhamento do problema.
Para responder aos fóruns, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no fórum ao qual deseja responder;
2. Clique no tópico do fórum;
3. Clique no link Responder;
4. Escreva a sua resposta;
5. Clique em Enviar mensagem ao fórum.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para enviar a Atividade de Aprendizagem, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, localize o link para o envio da Atividade Avaliativa;
2. Clique no botão Adicionar apresentação;
3. Clique no link Adicionar;
4. Clique no botão Escolher Arquivo;
5. Localize o arquivo e clique em Abrir;
6. Clique em Enviar este arquivo;
7. Clique no botão Salvar mudanças.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
O aluno deverá enviar uma mensagem via plataforma ao professor da disciplina, explicando o problema para averiguação e correção.
Para responder à avaliação online, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Entre na sala virtual do seu curso;
3. Clique no link Avaliação Online;
4. Clique no botão Tentar responder o questionário agora;
5. Selecione a opção Iniciar tentativa;
6. Responda à pergunta marcando uma das opções e clique em Próximo. Repita esse procedimento até responder a todas as perguntas da prova.
7. Ao aparecer o quadro com o resumo de tentativas, clique no botão Enviar tudo e terminar.
1. Dentro do período de realização da AO - Caso ocorra algum problema (ex.: conexão com a internet ou queda de energia) provocando o interrompimento e/ou encerramento automático pelo sistema, o estudante deverá abrir um chamado técnico informando o seu nome completo, CPF, curso/disciplina e o detalhamento do problema. É importante ressaltar que o horário de atendimento do CEAD/Unimontes é das 7h às 22h. Portanto, o acadêmico deve abrir um chamado para análise da Equipe Tecnológica até as 21h do último dia de realização das avaliações.
2. Problemas que vierem a ocorrer após as 21h do último dia de realização das avaliações - Os estudantes deverão preencher requerimento on-line para análise da Coordenação do curso no prazo máximo de 48 horas, a contar a partir do término da AO. Para que a Equipe Tecnológica possa reabrir as avaliações, a coordenação do curso deve abrir um chamado técnico, no prazo máximo de 48 horas úteis, com a relação de estudantes, por disciplina, que tiveram algum problema no primeiro período de realização das avaliações.
De posse dessas informações, a Equipe Tecnológica vai averiguar cada caso no prazo de dois dias úteis e enviar a relação dos estudantes que, de fato, tiveram algum problema com a avaliação para Coordenação do curso com cópia aos Docentes Tutores Virtuais e Presenciais. Com esse levantamento, os tutores deverão encaminhar mensagem para os estudantes informando o período de reabertura da AO. Os estudantes terão 48 horas úteis para refazê-la.
Para imprimir o seu certificado, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Entre na sala virtual do seu curso;
3. Insira o seu CPF (sem pontos e traço) no box Emissão de Certificado, localizado no canto superior esquerdo da página;
4. Clique no botão Buscar;
5. Clique no link Imprimir/baixar certificado.
*ATENÇÃO: Este procedimento pode não funcionar para todos os cursos. Em caso de dúvidas, abra um chamado técnico informando o seu nome completo, CPF e curso/disciplina.
Para visualizar as notas, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no link Notas, no bloco Administração localizado no canto direito da tela.
2. Pronto! Você pode visualizar as notas lançadas pelo docente referente a cada atividade avaliativa.
A barra de progresso sinaliza quais atividades já foram realizadas na disciplina, onde cada cor representa um status diferente para os envios:
1. Quando surge uma nova atividade, automaticamente um novo bloco azul irá aparecer;
2. Para o caso da Atividade Colaborativa, quando esta é enviada, o bloco muda da cor azul para amarelo, ou seja, está em análise;
3. Se a atividade foi encerrada e não houve envio, o bloco fica vermelho;
4. Se houve a participação do aluno na atividade, o bloco fica verde.
Caso ainda tenha dúvidas, acesse este tutorial.
Para enviar uma mensagem aos estudantes, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, no canto direito da tela, clique no link Participantes no box Participantes;
2. Selecione a opção Estudante na caixa de seleção referente ao campo Papel atual;
3. Clique no link Mostrar todos os estudantes, localizado no canto esquerdo da página;
4. Clique em Selecionar tudo;
5. Escolha a opção Enviar uma mensagem na caixa de seleção referente ao campo Com usuários selecionados;
6. Digite a mensagem na caixa Texto da mensagem;
7. Clique no botão Visualizar;
8. Clique no botão Enviar mensagem.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para criar um fórum na sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no fórum que deseja adicionar uma discussão;
2. Clique no botão Acrescentar um novo tópico de discussão;
3. Coloque o Assunto e a Mensagem do tópico a ser criado;
4. Por fim, clique no botão Enviar mensagem ao fórum.
Para editar uma Atividade na sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no [tópico] que contém a atividade a ser configurada e abra a Atividade;
2. No bloco Administração, localizado do lado esquerdo da tela, clique em Editar Configurações;
3. Insira a Descrição da Atividade;
4. Se necessário, configure a data de abertura da atividade na opção Permite envios a partir de;
5. Se necessário, estipule uma Data de entrega* para o envio da atividade;
*ATENÇÃO: para evitar conflitos, coloque a Data de entrega igual à Data limite.
6. Clique no botão Salvar e Voltar ao Curso.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para visualizar os arquivos e textos enviados pelos alunos nas tarefas, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no bloco que contém a atividade a ser configurada e abra a Atividade;
2. Clique no botão Ver/Avaliar todos os envios;
3. Você vai se deparar com uma tabela com todos os alunos do curso e os arquivos/textos enviados por eles. Cada linha da tabela corresponde a um cursista. Caso seja um arquivo, o ícone da extensão do mesmo (.doc, .ppt, .xls, etc.) vai aparecer na coluna Envio de Arquivos. Por sua vez, se for um texto digitado via plataforma, um ícone igual a uma lupa e o início do texto serão vistos;
6. Clique no ícone do arquivo para efetuar download ou na lupa para visualizar o texto por completo.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para deletar arquivos do seu curso/disciplina, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no botão Ativar Edição, localizado no canto superior direito da página;
2. Clique no "x" ao lado do nome do arquivo que deseja excluir;
3. Confirme a exclusão.
Para disponibilizar um arquivo na sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no botão Ativar Edição, localizado no canto superior direito da página;
2. Clique no link Adicionar uma atividade ou recurso, situado no canto inferior à direita dentro de cada seção;
3. Selecione a opção Arquivo e clique no botão Acrescentar;
4. Insira o Nome do arquivo e a Descrição do mesmo;
5. No campo Selecionar arquivos, clique no link Adicionar e posteriormente no botão Escolher Arquivo;
6. Selecione o arquivo desejado em seu computador pessoal e clique em Abrir;
7. Clique no botão Enviar este arquivo;
8. No campo Opções, selecione a opção Forçar download;
9. Clique no botão Salvar e voltar ao curso.
Obs.: apenas o arquivo com os slides da disciplina deverá ficar fora da pasta de conteúdos do bloco; os outros arquivos deverão ser adicionados dentro da pasta de conteúdo, através do botão Editar.
Caso queira inserir um slide, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para visualizar o último acesso dos alunos em uma determinada sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no link Participantes, no box Participantes;
2. Na coluna Último acesso, você pode visualizar o último acesso de cada aluno.
Obs.: para facilitar a organização, selecione a opção Estudante na caixa de seleção referente ao campo Papel atual; em seguida, clique no link Mostrar todos os estudantes, localizado no canto inferior esquerdo da página e clique no link Nome para organizar os estudantes por ordem alfabética.
Para visualizar o relatório das atividades de um determinado usuário, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no link Participantes, no box Participantes;
2. Selecione o nome do usuário que deseja visualizar o relatório;
3. Após se deparar com o perfil do usuário, selecione a opção Relatórios das atividades;
4. Clique no link Relatório completo;
5. Pronto! Você pode visualizar o relatório completo do usuário, constando as postagens, a quantidade, a data e a hora da última visita do aluno em cada atividade e/ou recurso disponível na sala virtual.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para inserir notas via Plataforma de Aprendizagem, siga os procedimentos abaixo:
1. Dentro da sala virtual, clique no link Notas, no box Configurações;
2. Clique no botão Ativar edição, localizado no canto superior direito da página;
3. Insira a nota dos alunos na coluna que corresponde à atividade que está sendo avaliada;
4. Clique no botão Atualizar, localizado na parte inferior da página.
Observação: O Docente Tutor Virtual realiza o lançamento de notas ao acessar cada atividade avaliativa disponível na sala virtual da disciplina. Caso haja alguma dúvida, por favor, abra um chamado técnico informando o seu nome completo, CPF e curso/disciplina.
A atividade ou recurso que você acrescentou à plataforma pode estar oculta para os acadêmicos. Para desocultar, é necessário fazer os seguintes procedimentos:
1. Dentro da sala virtual, clique em Ativar edição, no canto superior direito da página;
2. Em seguida, na atividade ou recurso que deseja desocultar, procure pelo Menu Editar do lado direito e selecione a opção Mostrar.
Obs.: você pode disponibilizar atividades ou recursos na sala e deixá-los ocultos. Para isso, ao acrescentá-los, no Menu Editar selecione a opção Ocultar.
Para disponibilizar um vídeo do youtube na sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Entre na sala virtual do seu curso;
3. Ative a edição da sala virtual através do botão Ativar Edição, localizado no canto superior à direita da página;
4. Clique no link Adicionar uma atividade ou recurso, no tópico que deseja disponibilizar o vídeo;
5. Selecione a opção Rótulo e clique no botão Acrescentar;
6. Escreva a palavra ou frase que deseja que se torne um vídeo;
7. Abra outra aba no navegador e localize o vídeo no youtube;
8. Selecione e copie a URL do vídeo, localizado na barra de endereço do navegador;
9. Volte na aba em que o rótulo foi aberto;
10. Selecione a palavra ou frase e clique no ícone Inserir/Editar link, localizado na barra de ferramentas do Editar de texto;
11. Cole a URL no campo URL do link;
12. Clique no botão Inserir;
13. Clique no botão Salvar e Voltar ao Curso.
Observação: É possível adicionar o vídeo em qualquer outro lugar em que apareça o Editor de texto, tais como: sumários dos tópicos, fóruns, entre outros recursos.
Caso ainda tenha dúvidas, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para criar um fórum na sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Entre na sala virtual na qual deseja criar o fórum;
3. Ative a edição da sala virtual através do botão Ativar Edição, localizado no canto superior direito da página, e clique no link Adicionar uma atividade ou recurso no tópico que deseja criar o fórum;
4. Selecione a opção Fórum e clique no botão Acrescentar;
5. Insira o Nome do fórum e a Introdução ao fórum;
6. Clique no botão Salvar e voltar ao curso.
ATENÇÃO: Será necessário disponibilizar pelo menos um tópico no fórum criado. Para isso, siga as seguintes orientações:
1. Clique no fórum que acabou de ser criado;
2. Clique no botão Acrescentar um novo tópico;
3. Coloque o Assunto e a Mensagem do tópico a ser criado;
4. Por fim, clique no botão enviar mensagem ao fórum.
Caso queira adicionar uma imagem ao fórum, os passos para este procedimento podem ser encontrados neste tutorial.
Para disponibilizar uma Atividade de Aprendizagem na sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Entre na sala virtual do seu curso;
3. Ative a edição da sala virtual através do botão Ativar Edição, localizado no canto superior à direita da página.
4. Clique no link Adicionar uma atividade ou recurso, no tópico que deseja criar a tarefa de envio;
5. Selecione a opção Tarefa e clique no botão Acrescentar;
6. Insira o Nome da tarefa e a Descrição da mesma;
7. Configure a data de abertura da atividade na opção Permite envios a partir de;
8. Estipule uma Data de entrega para o envio da atividade;
9. Insira a nota máxima na opção Nota;
10. Clique no botão Salvar e Voltar ao Curso.
Para inserir questões no sistema de Questões, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Na barra de acesso no topo da página clique no seu nome para abrir o menu do usuário;
3. Selecione a opção Perfil Docente;
4. Clique no link Questões, localizado no Box Serviços;
5. Clique no botão Criar, localizado no canto superior direito da página inicial do sistema de Questões.
6. Selecione, entre as disciplinas ministradas, uma para criar questões.
7. Selecione a *categoria da questão (Fácil, Média e Difícil);
8. Digite o enunciado da questão no campo Texto da Questão e a explicação da questão no campo Feedback da Questão, localizado no Cabeçalho da Pergunta;
9. Digite a resposta que o estudante deve marcar para acertar a questão no campo Enunciado e o motivo de tal afirmativa ser correta no campo Feedback, localizado na Alternativa 1, em azul;
10. Digite as respostas erradas nos campos Enunciado e os motivos de tais afirmativas serem erradas nos campos Feedback, localizados nas demais alternativas, em vermelho;
11. Clique no botão **Visualizar Antes de Salvar;
12. Clique no botão ***Salvar Questão se tudo estiver de acordo ou clique no botão Voltar e Corrigir a Questão se existir algum erro.
*Devem ser criadas 10 questões para cada categoria, totalizando 30 questões. Estas não podem se repetir em categorias diferentes, ou seja, uma questão “fácil” NÃO pode estar também nas categorias “média” e/ou “difícil”. Caso isso aconteça, o estudante pode se deparar com questões repetidas em sua prova.
**Na página de visualização da questão antes de salvá-la, o usuário pode testar a questão clicando nos botões Testar Resposta, Marcar Resposta Correta ou Visualizar Todas as Respostas. Esses botões correspondem, respectivamente, a testar o que deve aparecer para o estudante ao selecionar uma alternativa, testar a resposta que será pontuada (resposta correta) e testar todas as repostas correta e incorretas.
***Ao clicar em Salvar Questão, a questão passará automaticamente para a Equipe de Avaliação e o usuário que a criou não poderá editá-la mais, a não ser que a Equipe de Avaliação identifique e solicite a correção da questão.
Sugerimos que você leia o Manual do Sistema Cadastrado de Questão para explicações detalhadas.
Para modificar a quantidade de tópicos em uma sala virtual, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a plataforma com seu CPF e senha;
2. Entre no curso/disciplina que deseja alterar;
3. Localize o box Configurações, situado no canto direito da página e clique no link Editar Configurações;
4. Na opção Número de semanas ou tópicos, localizada dentro de Opções de formatação para Formato Tópicos, determine a quantidade de tópicos que deseja ter em sua sala virtual;
5. Clique no botão Salvar Mudanças.
O Sistema de Cadastro de Bolsista é destinado para vínculo dos docentes, coordenadores, tutores e colaboradores do Centro de Educação a Distância - CEAD/Unimontes.
Para utilizá-lo siga os tutoriais abaixo:
Como me cadastrar no sistema de Cadastro de Bolsista
Como preencher os meus dados no sistema de Cadastro de Bolsista