Educação a Distância
Educação a Distância é a modalidade educacional na qual professores, tutores e alunos participam do processo de ensino-aprendizagem em espaço e/ou tempo diferentes. Para isso, é necessária a utilização de tecnologias de informação e comunicação nas atividades educativas.
Universidade Aberta do Brasil (UAB)
A UAB é um projeto do Ministério da Educação, criado em 2005, voltado para a articulação e a integração experimental de um sistema nacional de educação superior gratuita. É formada por universidades públicas que levam ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados são insuficientes para atender a todos os cidadãos.
Processo Seletivo
Para ser aluno de um dos cursos oferecidos pelo CEAD/Unimontes, o candidato deve ser aprovado no vestibular para ingresso nos cursos a distância - este segue o processo de seleção tradicional.
A inscrição é realizada pela Internet e as provas são presenciais, aplicadas nas cidades sede dos polos de apoio presencial escolhidos pelos candidatos no ato de inscrição. Pode se candidatar a vagas o interessado que tenha concluído o Ensino Médio (2º grau ou equivalente) até a data da matrícula no curso para o qual se inscreveu. A classificação é feita com base na nota obtida pelo candidato na prova de conhecimentos aplicada.
O candidato interessado deve ficar atento ao lançamento do edital de Processo Seletivo, que é divulgado nas páginas www.ead.unimontes.br e www.unimontes.br
Em quais cidades são ofertados os cursos a distância?
Verifique no menu “institucional” e na aba de Polos presenciais o que está mais próximo a sua cidade e se há o curso que deseja realizar. Para verificar clique aqui.
Os cursos EAD são totalmente a distância ou possuem encontros presenciais?
A Educação a Distância (EaD) é desenvolvida em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Também podem existir atividades síncronas que exigem a presença dos estudantes e professores em tempo real, e atividades assíncronas, onde o professor prepara exercícios para que os alunos realizem fora dos encontros simultâneos.
Em média são realizados de 4 (quatro) a 5 (cinco) encontros presenciais por semestre, mas essa quantidade pode variar de acordo com o curso e as disciplinas, já que alguns cursos exigem mais momentos de prática e seminários do que outros - que podem ser desenvolvidos com menor quantidade de encontros.
Os momentos presenciais são determinados pela Legislação vigente, pelo setor pedagógico juntamente com a Coordenação de Curso, e aprovados de acordo com o calendário do curso pelo CEPEX (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unimontes), para então serem apresentados no Cronograma Oficial pelos Coordenadores de Curso e Tutores Virtuais nas Salas Virtuais. O acadêmico tem acesso à estas informações no início de cada semestre.
Além dos momentos presenciais, os cursos são desenvolvidos online, através de nossa Plataforma virtual. Nela são disponibilizadas videoaulas e materiais de apoio ao conteúdo, realizadas atividades avaliativas, e é oferecido todo um suporte ao aprendizado do acadêmico.
Qual é o investimento financeiro para participar de um curso?
O Centro de Educação a Distância da Unimontes é uma Instituição pública e como tal não cobra nada pelos seus cursos. Eles são integralmente gratuitos.
Qual a duração dos cursos de graduação a distância?
A duração dos cursos de graduação a distância é a mesma duração de seu equivalente presencial e varia conforme o curso. Nossas licenciaturas, por exemplo, duram 04 (quatro) anos (08 semestres). Os Tecnólogos tem duração média de 02 anos e as Especializações tem duração média de 1 ano e 8 meses.
O diploma dos cursos a distância tem a mesma validade dos cursos presenciais?
Sim, nos termos do art. 5º do Decreto n° 5.622 de 2005: "Os diplomas e certificados de cursos e programas a distância, expedidos por instituições credenciadas e registrados na forma da lei, terão validade nacional". Sendo assim, deverão ser aceitos em processos públicos de seleção e provimento de cargos.
Os egressos dos cursos oferecidos a distância receberão o mesmo certificado de ensino superior dos cursos presenciais que a Unimontes oferece.
Como funciona o processo de avaliação?
São avaliadas as atividades realizadas na Plataforma, a participação nos seminários e a prova presencial.
Possuímos atividades avaliativas ao término de cada unidade e avaliação final da disciplina. Para ser aprovado, o aluno deverá atingir a média geral maior ou igual a 70 (setenta) pontos e ter 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nos encontros. As disciplinas oferecidas na modalidade EAD estão definidas no Projeto Pedagógico do Curso.
Os cursos em EAD são reconhecidos pelo MEC?
Sim. Os cursos oferecidos pela UAB/Unimontes são devidamente autorizados pelo MEC. Essa autorização é fundamental pois qualifica o curso e garante que seu diploma será válido em todo território nacional.
Posso fazer dois cursos de graduação a distância em instituições públicas diferentes?
Não. A Lei 12.089/2009 proíbe uma mesma pessoa ocupar simultaneamente mais de uma vaga como estudante em cursos de graduação de instituições públicas de ensino superior.
Em cursos à distância, posso trancar a matrícula?
Não. Os cursos na modalidade Educação a Distância são ofertados pelo sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, não havendo processo de transferência, quer seja entre modalidades de ensino, quer seja entre instituições.
Como trabalhar na UAB/Unimontes?
O professor formador deve ser especialista (mestre e/ou doutor) na área da disciplina e, preferencialmente, ter participado da equipe de elaboração do material didático. Além disso, será obrigatória a participação e a aprovação no curso de capacitação oferecido pela UAB/Unimontes.
Os nossos Docentes Formadores e conteudistas são selecionados e indicados pelos departamento da Unimontes.
Este profissional deverá ser graduado (licenciatura ou bacharelado) no curso no qual vai atuar e especialista na área ou em área afim. Tem a função de assistir os professores/formadores, orientar os tutores presenciais e os acadêmicos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Esses profissionais permanecerão na Unimontes e darão suporte online aos tutores presenciais e aos acadêmicos.
São selecionados conforme publicação de Edital em nossos canais de comunicação e aprovação em Processo Seletivo.
Este profissional deverá ser licenciado na área de um dos cursos que serão oferecidos no polo no qual vai atuar, em área afim ou em Pedagogia, residir na localidade do Polo de Apoio Presencial.
Tem a função de acompanhar e orientar os acadêmicos; planejar, acompanhar e orientar os Estudos Individuais Orientados; participar dos Seminários Introdutórios e Seminários Temáticos; participar das atividades da Fase Presencial Intensiva; participar das avaliações; orientar e acompanhar as atividades de estágio e TCC.
São selecionados conforme publicação de Edital em nossos canais de comunicação e aprovação em Processo Seletivo.
Polos presenciais
O que é um polo de apoio presencial?
Polo de apoio presencial é o local credenciado pelo MEC, onde o estudante poderá contar com um suporte presencial a sua aprendizagem a distância. Além de tutores e pessoal de suporte para esclarecimento das dúvidas, o aluno terá a sua disposição computadores e biblioteca. É no polo presencial que o aluno fará suas avaliações presenciais obrigatórias, participará de aulas complementares e demais atividades do calendário do curso.
Para mais informações sobre os polos vinculados ao CEAD vá à seção Polos.
Como ter um polo em nosso Município?
A integração de um novo polo efetivo ao Sistema UAB somente será efetivada após a articulação do mantenedor (Estado ou Município) com pelo menos uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública, que partícipe do Sistema e, preferencialmente, sediada na mesma Unidade Federativa, para formalizar propostas de cursos a serem ofertados pelas respectivas IES no novo polo e/ou em outros polos já integrados à UAB.
Para decretar a admissibilidade de novo polo, a CAPES realizará as análises pertinentes a fim de verificar o atendimento aos critérios determinados e, posteriormente, promoverá visita in loco ao novo polo para monitorar e cadastrar suas condições de infraestrutura física e tecnológica, de recursos humanos e de documentação. A partir dessa visita, o polo integrará provisoriamente o Sistema UAB, caso a sua situação seja definida como Apto (AA) ou Apto com Pendências (AP). Uma segunda visita, complementar, será realizada 90 dias antes do início do primeiro curso no Polo, quando se confirmará a efetivação de sua integração ao Sistema. A validação dos polos, relacionada aos projetos pedagógicos dos cursos (laboratórios específicos, por exemplo, de Física, Química, Biologia, instalações esportivas etc.), estará a cargo dos coordenadores dos cursos ofertados no polo.
Plataforma
Como acesso meu curso?
A nossa plataforma de aprendizagem é baseada no Moodle, disponibilizada para o aluno realizar as atividades do curso pela internet. O acesso do usuário à plataforma é feita por meio de login pessoal e o ambiente pode ser acessado em qualquer computador com internet. É através dele que o usuário poderá ter acesso aos conteúdos disponibilizados pelos professores, além de postar atividades, debater o tema em fóruns de discussão, tirar dúvidas via mensagens, entre outros recursos.
O que é possível fazer na Plataforma de Aprendizagem?
Para estudar, é preciso ter um computador muito potente ou entender muito de informática?
É preciso ter acesso a Internet com banda larga, seja no computador, smartphone ou tablet. Ao iniciar o curso, a instituição propicia um Manual para o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a plataforma Moodle, usado nos cursos. O tutor presencial estará nos polos, disponível para ajudar os alunos que apresentarem dificuldades.
REPECURSO ESPECIAL DE CURSO - EDIÇÃO CAPES