A Revista Multitexto foi aceita na base de dados DOAJ (Directory of Open Access Journal), importante diretório de periódicos científicos internacionais.
O DOAJ indexa periódicos internacionalmente, gerando acesso livre e visibilidade para periódicos de áreas diversas do conhecimento. Além de publicitar a revista, democratiza o acesso à produção científica por pesquisadores e interessados no mundo inteiro.
A Multitexto já está disponível para acesso global. O link de localização da revista no DOAJ é https://doaj.org/toc/2316-4484.
O processo editorial com submissão, acesso e consulta da revista continua normalmente no site ead.unimontes.br/multitexto e para novas submissões, as diretrizes devem ser consultadas. A nova edição está prevista para o segundo semestre desse ano.
“Para nós, esse passo é importante para fazer evoluir o potencial do periódico e gerar visibilidade à instituição. Nos próximos dias, pleitearemos novos indexadores e bases de dados para amadurecer ainda mais a Multitexto, até que o prazo de obtenção do qualis CAPES chegue” avaliou o editor cientifico da revista, Gustavo Souza.
A Revista Multitexto do CEAD/Unimontes é um períodico interdisciplinar de publicação semestral, publicado em formato eletrônico pelo Centro de Educação à Distância - CEAD/UNIMONTES. Está aberta a acadêmicos professores e a pesquisadores da área de educação a distância e demais interessados. Sua finalidade é difundir a produção acadêmica da área de EaD em instituições do Brasil.
A Multitexto é aberta a acadêmicos, professores e a pesquisadores nas diversas áreas do conhecimento e, em especial, Educação a Distância, por meio de diálogos interdisciplinares entre as ciências.
Lembramos que, para o envio, os artigos devem observar o conjunto das normas e diretrizes presentes no site da revista.
O DOAJ tem o objetivo de aumentar a visibilidade e facilitar o acesso às revistas científicas e acadêmicas abertas (que não cobram taxas de consulta e/ou publicação). Nesse sentido, promove mais acesso, utilização e abrangência da produção científica ao redor do mundo.
Esse diretório funciona como uma plataforma ou coletânea de revistas científicas que organiza e coloca artigos em display para ampla consulta e acesso. Para que uma revista seja aceita no DOAJ é necessário: controle de qualidade dos trabalhos publicados, apresentar corpo editorial constituído, ter ISSN (International Standard Serial Number) e aderir às politicas de acesso livre em open access. O modelo open access permite que usuários leiam, consultem e baixem artigos sem custos, salvaguardando os direitos autorais.
O esforço conjunto entre DOAJ e os periódicos científicos ajuda na democratização da produção científica, no intercâmbio de conhecimento, no acesso livre e no resguardo dos direitos autorais.
De acordo com o DOAJ, os benefícios diretos da indexação são:
- 900 mil page views por mês mundialmente.
- sistemas de busca de diversos sites e grupos usam os dados do DOAJ para fornecer conteúdo aos seus usuários.
- 95% dos periódicos inscritos no DOAJ testemunham a importância do diretório na visibilidade de suas instituições.
- DOAJ é sempre referenciado e citado pela qualidade e oferta de acesso de periódicos por pesquisadores.