Analisando a interface do Moodle: problemas de usabilidade

Autores

  • Mariéllen Ivo de Sousa Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, Usabilidade

Resumo

A tecnologia é intrínseca à nossa sociedade e a naturalidade com que os sistemas computacionais se agregaram às diversas áreas do conhecimento fez com que o ser humano tivesse que se adaptar. A educação não ignorou este fato e a cada dia avança em termos didático-pedagógicos mediados pela tecnologia, porém percebe-se ainda que a interação humano-computador necessita de otimização no que se refere à usabilidade, facilidade de uso e interfaces claras e objetivas. Tomando como base o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, largamente utilizado nas modalidades de ensino, este trabalho buscou analisar a sua interface, identificando problemas de usabilidade a fim de sugerir melhorias baseadas nos conceitos de usabilidade. Por meio de revisão bibliográfica de trabalhos relacionados, foi possível perceber problemas comuns às instituições de ensino que adotam esta ferramenta, bem como descobrir possíveis causas da adoção precária de boas práticas de usabilidade que poderiam contribuir positivamente para a interação entre educandos e educadores.

Biografia do Autor

Mariéllen Ivo de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2003) é Doutora em Ciência do Desporto pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Montes Claros, efetiva - Faculdades Integradas Pitágoras, - Universidade Aberta Do Brasil UAB. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividades Aquáticas e Metodologia da Pesquisa Científica, atuando efetivamente nos seguintes temas: Composição Corporal, Pos Menopausa, Exercício Físico e Pesquisas Científicas. Membro do Comité de Ética das Faculdades Integradas Pitágoras.

Publicado

2016-09-16

Edição

Seção

Artigos de Revisão