Analisando a interface do Moodle: problemas de usabilidade
Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, UsabilidadeResumo
A tecnologia é intrínseca à nossa sociedade e a naturalidade com que os sistemas computacionais se agregaram às diversas áreas do conhecimento fez com que o ser humano tivesse que se adaptar. A educação não ignorou este fato e a cada dia avança em termos didático-pedagógicos mediados pela tecnologia, porém percebe-se ainda que a interação humano-computador necessita de otimização no que se refere à usabilidade, facilidade de uso e interfaces claras e objetivas. Tomando como base o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, largamente utilizado nas modalidades de ensino, este trabalho buscou analisar a sua interface, identificando problemas de usabilidade a fim de sugerir melhorias baseadas nos conceitos de usabilidade. Por meio de revisão bibliográfica de trabalhos relacionados, foi possível perceber problemas comuns às instituições de ensino que adotam esta ferramenta, bem como descobrir possíveis causas da adoção precária de boas práticas de usabilidade que poderiam contribuir positivamente para a interação entre educandos e educadores.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.