PROCESSO DE RE-ELABORAÇÃODO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: uma ação democrática e coletiva

Autores

  • Daniel Rodrigues Uchoa Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

Projeto de Intervenção, Reelaboração do Projeto Político Pedagógico, Escola e Comunidade, Reflexão crítica

Resumo

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) da E.E. Maria Rosa Nunes, no município de Januária, Estado de Minas Gerais. Ele evidencia os princípios norteadores que influenciaram a reelaboração do PPP, a luz da legislação especifica resultante da implementação de um Projeto de Intervenção realizado na escola com o fim de analisar a relação escola e comunidade. Sua realização deu-se através de um estudo de caso e, também, de uma revisão bibliográfica, tendo por embasamento teórico as obras de: Gadotti e Romão (2001), Veiga e Resende (1998), Spósito (2000), Vasconcellos (1995), Gil (1999), Azevedo (2010) entre outros autores. Também foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: observação do cotidiano escolar, a aplicação de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, para os pais, alunos e servidores da escola. Através da integração entre comunidade e escola, a identidade da escola foi construída a partir de um trabalho crítico – reflexivo de todos os envolvidos no processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico.

Biografia do Autor

Daniel Rodrigues Uchoa, Universidade Federal de Ouro Preto

Refere-se ao processo de re-elaboração do Projeto Político Pedagógico, sua importância e os principais desafios encontrado, para obter espaço nas políticas públicas.

Publicado

2017-08-08