Foi realizada no último dia 30 de setembro, a Aula Inaugural dos Cursos de Especialização na modalidade a distância da Unimontes.
Este primeiro encontro é um momento muito importante no qual os alunos têm a oportunidade de conhecer a equipe e a metodologia utilizada no Centro de Educação a Distância – CEAD.
Os acadêmicos foram recebidos pelos coordenadores, professores e tutores do curso do qual farão parte. Além disso, na aula inaugural, os alunos tiveram a oportunidade de se conhecerem pessoalmente para trocar ideias e expectativas.
No polo de Montes Claros, os alunos dos cursos de Especialização em Educação a Distância, Gestão Ambiental e Educação física Escolar foram acolhidos pelo Vice Reitor, Antônio Alvimar em nome da Universidade, que destacou a importância da formação continuada para a prática docente.
Para a acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Ambiental, Camila Silva, “esses momentos são essenciais para que possamos nos aproximar mais dos professores e dos tutores presenciais, pessoas com quem estaremos em contato direto durante o processo de ensino-aprendizagem”.
O evento foi direcionado para todos os oito cursos, sendo eles: Educação Popular e Valores Humanos, Informática na Educação, Gestão Ambiental, Gestão Escolar, Linguística Aplicada ao Ensino de Português, Educação Física Escolar, Supervisão Educacional e Educação a Distância.
O momento presencial aconteceu nos municípios de Almenara, Bocaiúva, Buritizeiro, Brasília de Minas, Carlos Chagas, Francisco Sá, Itamarandiba, Montes Claros, Pedra Azul, Pompéu, Rio Pardo de Minas, Taiobeiras, Urucuia e Várzea da Palma, todas participantes do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB -, instituído pelo Ministério da Educação.
“Chegar até aqui é uma grande conquista e muitas outras virão, porque você deu esse passo tão importante para a sua realização profissional”, afirmou o Diretor do Centro, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, num vídeo de boas vindas exibido na abertura.
Para a Coordenadora de Projetos do Centro Ângela Macedo, “a demanda pelos cursos de especializações nos municípios do interior é uma realidade notável. A oportunidade foi bem recepcionada pela população dos municípios-polo, demonstrada pelo elevado índice de concorrência no processo seletivo, chegando a uma procura de 20 candidatos por vaga em alguns polos”.
Seguindo a programação, os acadêmicos passaram por uma ambientação teórica do Ambiente Virtual de Aprendizagem e um videoaula, além das atividades colaborativas, cumpridas o cronograma da 1ª Etapa das Atividades Presenciais.