Em Educação a Distância os bons softwares e as eficientes ferramentas utilizadas por alunos online e tutores, são importantes produtos tecnológicos que hoje preenchem o mercado educacional da EAD. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICS) representam o conjunto de recursos tecnológicos usados em determinado setor de modo a facilitar o processo ensino-aprendizagem, bem como favorecer, por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), a troca de informações e experiências entre alunos e professores e/ou tutores.
Tais profissionais têm a possibilidade de desenvolver debates, fóruns, trabalhos em grupo, de maneira a incentivar o uso das TIC, tornando a aprendizagem mais significativa.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVAS é o site que o aluno de EAD tem acesso aos conteúdos de seu curso a distância, como vídeos e outros recursos, e é neste ambiente virtual que ocorre a interação como os colegas de sala virtual assim como o tutor.
O que precisamos não são mais e complexas tecnologias educacionais, mas sim que educadores de maneira geral revejam suas práticas docentes frente ao importante fato de estarmos bem servidos de potentes plataformas tecnológicas que colaboram com a nova maneira de desenvolver aprendizagem junto aos aprendizes.
O processo de ensino-aprendizagem exige foco. E o foco é essencialmente a ação e o resultado pedagógico e os seus efeitos junto ao aprendiz que necessariamente lidera seu próprio processo de aquisição de conhecimento apoiado pelas TICS.
“Desde o momento que a educação a distância se apropriou de inúmeras e diferenciadas tecnologias adequadas a diferentes propostas pedagógicas destinadas à ambientes virtuais de aprendizagem –AVAS, existe esta questão, ou seja, como utilizar as tecnologias da informação e comunicação (TICS) de maneira a desenvolver habilidades e competências junto ao alunado e de maneira complexa e interdependente que as próprias tecnologias oportunizam” afirma Lilian Silva mestre em educação a distância.
Segunda Silva, nesse panorama, as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) ao longo do tempo introduziram importantes possibilidades de interação, intercâmbio de ideias e conteúdos, gerando conexão entre alunos e professores assim como dos alunos entre si, e até dos professores entre si, no que se denomina comunidades de aprendizagem em rede, multidirecionais, colaborativas, somativas,
A EAD contribui para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, não centrado apenas em leituras, mas em diversas formas de aprendizagem (vídeos, simulações, chats, etc.). Com a grande vantagem de flexibilizar o momento de aprendizagem tanto de ponto de vista do aluno como da instituição.