Cerimônias realizadas nos dias 13 e 14 de Abril marcaram o início de sete cursos a distância ofertados pelo Centro de Educação a Distância da Unimontes.
Cerca de 900 calouros originários dos 20 polos de apoio presencial onde o CEAD atua, iniciaram seus estudos em quatro cursos de Licenciatura, sendo eles: Educação Física, Geografia, Letras Português e Pedagogia e três cursos Tecnólogos, sendo: Tecnólogo em Tecnologia em Gestão de Saúde Pública, Tecnólogo em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnólogo em Tecnologia em Sistemas para Internet.
A aula inaugural teve como foco familiarizar os estudantes com a dinâmica da Educação a Distância e deixá-los mais confiantes para começar os estudos através das tecnologias. Foram transmitidos vídeos de boas vindas do Reitor da Universidade João dos Reis Canela, do Vice-Reitor Antônio Alvimar Souza e da Coordenadora de Projetos do Centro, Maria Ângela Dumont.
A proposta era recepcionar os alunos, informar sobre a modalidade de ensino EAD, suas ferramentas, o acesso ao conteúdo e, principalmente, a importância do discente ser disciplinado no cumprimento dos prazos das atividades avaliativas tanto online quanto presencial.
Apesar dos cursos serem realizados a distância, em que os encontros presenciais resumem-se às avaliações, muitos polos decidiram articular um momento para os calouros conhecerem a instituição, os tutores presenciais e coordenadores de polo, as estrutura física e tirarem dúvidas. Na ocasião, os coordenadores de polo tiveram a oportunidade de falar um pouco sobre cada curso e orientaram os cursistas sobre o acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma que já disponível para os matriculados.
Esse momento presencial aconteceu nos municípios de Brasília de Minas, Bocaiúva, Buritis, Itamarandiba, Jequitinhonha, Joaíma, Mantena, Monte Azul, Montes Claros, Nova Serrana, Pompéu, Urucuia e Várzea da Palma, todas participantes do sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB -, instituído pelo Ministério da Educação.
Fazer um curso a distância, para o Diretor do Centro, Fernando Queiroz, é uma alternativa já consolidada em nossa realidade e que vem se fortalecendo a cada dia. “Na Educação a Distância não temos elementos de dispersão, e os alunos podem ter foco somente no aprendizado. Como é o aluno quem faz o seu horário e pode estudar aonde quiser, o tempo dedicado se torna mais produtivo. Os conteúdos são desenvolvidos para facilitar a aprendizagem por meio de conteúdos interativos, fóruns de discussões, web conferências, vídeos, áudios, animações, e textos para permitir maior compreensão.”
Conforme o cronograma de atividades os cursistas assistiram a ambientação teoria do AVA, as videoaulas das primeiras disciplinas e deram início as atividades colaborativas de cada curso.
EAD na UNIMONTES
A modalidade a distância, em si, já é um diferencial sob medida para a rotina das pessoas e sinônimo de novos tempos. É um modelo de ensino flexível, que se adapta à correria do dia a dia, mas exige empenho, planejamento e autodisciplina.
Na nossa metodologia de Educação a Distância, para acesso às aulas, os alunos precisam apenas de um dispositivo conectado à internet. Os conteúdos e orientações são oferecidos por meio de ferramentas virtuais. Nosso material didático foi elaborado dentro de uma linguagem totalmente dialógica e interativa para proporcionar momentos valiosos de estudo. Tudo está sendo feito para oferecer eficiência e qualidade no ensino-aprendizagem.
A interação com professores e com os colegas da turma acontece por meio de fóruns e canais de discussões, e nos encontros presenciais o aluno tem a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprendeu.
Semanalmente, são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) videoaulas, materiais didáticos para apoio e atividades que seguem o calendário de cada curso. O encerramento da semana de estudos acontece com a realização de uma Sessão Interativa, pela Web - Webinar, na qual os alunos poderão interagir ao vivo com professores e colegas para discutir os conteúdos apresentados durante a semana, bem como esclarecer as dúvidas.
O uso das tecnologias prevê que cada aluno gerencie, dentro da estrutura estabelecida pelo percurso de aprendizagem, os horários e locais de seu estudo. Assim, é possível adequar os cursos à sua rotina, com flexibilidade e mobilidade.