O Centro de Educação a Distância da Unimontes capacitou nesta terça-feira, 14 de Junho, no prédio do CEAD os docentes que vão atuar no curso de Aperfeiçoamento para Profissionais da Educação de Jovens e Adultos – EJA, na modalidade a distância.
Com o objetivo de garantir uma oferta qualificada para atender ao preceito constitucional: educação como um direito de todo cidadão e dever do Estado (Constituição da República Federativa do Brasil), o Curso de Aperfeiçoamento se propõe a desenvolver um programa de formação continuada para professores e outros profissionais de ensino que atuam na Educação de Jovens e Adultos.
Serão oferecidas 200 vagas com turmas em seis municípios em Minas Gerais: regiões Norte, Metropolitana, Vale do Rio Doce e Zona da Mata.
Este é um projeto piloto no Estado, que tem a proposta multiplicadora para, nos próximos dias, capacitar 1,5 mil professores e ser referência no Brasil na Educação de Jovens e Adultos. As turmas estão divididas da seguinte forma: Belo Horizonte (25 vagas /1 turma), Contagem (25 vagas /1 turma) Ribeirão das Neves (25 vagas/1 turma), Montes Claros (50 vagas/2 turmas) Governador Valadares (50 vagas /2 turmas) e Ubá (25 vagas/1 turma).
A Capacitação contou com uma unidade introdutória presencial, onde foram abordados aspectos fundamentais da tutoria – metodologias para atendimento pedagógico a distância, relação com os cursistas, mídias disponíveis, especialmente o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC, aplicadas ao ensino, acompanhamento e avaliação.
Na oportunidade os participantes irão conhecer a estrutura do curso, o corpo docente e participar de uma Capacitação Tecnológica no Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA/UAITEC/CEAD.
Esta iniciativa é resultado da parceria entre a Unimontes e a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e articulação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), por meio da Rede Uaitec. O público-alvo é integrado por professores, alfabetizadores, gestores e outros profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos.
No curso, a meta é de qualificar professores e profissionais da educação capazes de compreender os saberes e as estratégias metodológicas da EJA. O curso oportunizará aos participantes conhecer a localidade onde vivem e, a partir daí, elaborar um projeto de intervenção local com base nos diagnósticos detectados.
A Secretaria de Estado de Educação, por intermédio das Superintendências Regionais de Ensino, já iniciou a seleção dos cursistas a serem inscritos no curso. O início das atividades está prevista para a primeira semana de agosto, com duração de cinco meses.
A carga horária será de 180 horas, sendo 140 a distância e 40 horas com atividades presenciais. O curso será dividido em seis módulos. O primeiro deles terá como tema “Histórico: função social e formação do educador da Educação de Jovens e Adultos”. O segundo módulo terá como eixo central “Jovens e adultos como sujeito do conhecimento”. Os temas dos demais módulos serão: “Políticas públicas para educação de jovens e adultos” (terceiro), ”Princípios pedagógicos e metodológicos da educação de jovens e adultos” (quarto), “Inserção social” (quinto) e “Educação de jovens e adultos: transformando a realidade” (sexto módulo).