Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação superior no país, o MEC publicou, em junho do ano passado, uma portaria que amplia a oferta de cursos na modalidade a distância, melhora a qualidade da atuação regulatória do Ministério nessa área, aperfeiçoando procedimentos, desburocratizando fluxos e reduzindo o tempo de análise e o estoque de processos.
Segundo os dados do censo, as matrículas em EAD cresceram 17,6% de 2016 para 2017. Os estudantes de educação a distância chegaram a quase 1,8 milhão em 2017 – o equivalente a 21,2% do total de matrículas em todo o ensino superior.
O número de cursos no país também aumentou, de 2016 para 2017, passou de 1.662 para 2.108, o que representa aumento de 26,8% – maior crescimento desde 2009, quando o país passou dos 647 cursos registrados até 2008 para 844 cursos.
Na Universidade Estadual de Montes Claros, as atividades são coordenadas pelo Centro de Educação a Distância (CEAD) e os cursos viabilizados por intermédio do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).
O CEAD atende 2.100 alunos em quinze cursos numa abrangência de 20 municípios no ano de 2018. Durante esse ano foram capacitados mais 214 profissionais para atuarem nos projetos de educação a distância.
A Unimontes obteve o reconhecimento definitivo para a oferta de seus cursos a distancia em todo Estado de Minas Gerais por intermédio da portaria nº 1.065, assinada pelo então ministro da Educação, Fernando Haddad, em 25 de maio de 2006. Em 9 setembro de 2016, a Unimontes conseguiu novo recredenciamento para ministrar os cursos, válido por mais 10 anos, por meio da portaria nº 1.045, assinada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.
São vidas impactadas diretamente (e diariamente) por uma metodologia que, ao que tudo indica, veio para ficar. As projeções para o futuro são mais do que otimistas; indicam uma tendência para a educação.
O crescimento vertiginoso do EAD se deve a dois fatores principais, segundo especialistas em educação. A flexibilidade é um deles. Em um curso online o aluno pode estudar onde e quando quiser. É uma solução para quem prefere evitar grandes deslocamentos ou já está no mercado de trabalho, com horários apertados. A modalidade também tem ampliado o acesso à educação superior principalmente para pessoas que vivem em localidades distantes dos grandes centros e não teriam como acessar cursos presenciais.
Paralelamente à evolução tecnológica, a EAD evolui. Dia a dia, incorpora novas ferramentas e possibilidades para um aprendizado ainda mais completo, dinâmico e envolvente.
O desenho dos cursos e as ferramentas tecnológicas usadas variam. As melhores faculdades costumam oferecer ambientes virtuais em que os alunos podem acessar aulas, textos e tarefas online, como em uma página da internet em que estudante se loga e tem acesso aos conteúdos.
No Centro de Educação a Distância da Unimontes as aulas podem ser gravadas, com um esquema mais expositivo, ou ao vivo, com a possibilidade de interação dos alunos para discutir temas e tirar dúvidas — o conteúdo fica disponível na plataforma digital para aqueles que não puderam “comparecer”.
Também há sistemas de fóruns e chats, com a participação de professores ou tutores, para o aprofundamento de conteúdos e questionamentos. As provas podem ser online ou presenciais. Como nas faculdades convencionais, há até trabalhos em grupo e TCC, com a interação entre estudante e orientador feita por meio das ferramentas virtuais.
Todos esses diferenciais da EAD provocam o desenvolvimento de habilidades positivas nesses alunos – e o mercado não deixa isso passar despercebido. Proatividade, disciplina, autonomia e familiaridade com recursos tecnológicos, características valorizadas pelos empregadores, são facilmente encontradas nos profissionais formados na modalidade.
Enfim, um mundo novo se abre com a consolidação da educação a distância no Brasil. Estamos percorrendo um caminho rumo à democratização da capacitação profissional; e o dia 27 de novembro é uma celebração a tudo isso. Viva a educação a distância!