O constante crescimento da modalidade de Educação a Distância (EAD) em todo país é tema recorrente entre universidades, alunos e contratantes das diversas áreas do mercado de trabalho.
Isso se dá pelo fato de que a EAD tem se notabilizado graças aos vários benefícios oferecidos, principalmente àqueles que não dispõem de muito tempo ou precisam se deslocar para outras cidades afim de dedicar-se às aulas.
Assim é o profissional da EAD: Mescla trabalho e outras atividades com o ensino à distância, o que denota mais interesse por parte do aluno em sua própria qualificação profissional e utilização do tempo para aperfeiçoamento em outras áreas do conhecimento.
Dados do Censo de Educação Superior 2012, realizado pelo MEC, apontam que as matrículas em cursos superiores a distância cresceram 12,2% desde 2011. As graduações a distância já representam 15% do total de matrículas em cursos superiores no Brasil.
Cursos mais procurados
Com o crescimento da EAD no Brasil, os limites geográficos, o tempo de deslocamento e o trânsito deixam de ser, em grande parte, um problema para quem busca formação e atualização. Com isso, é inevitável observar o rápido crescimento desta modalidade no país: segundo o Ministério da Educação, mais de 930 mil pessoas se matricularam em uma graduação a distância em 2010, volume 10% superior ao registrado no ano anterior.
Os cursos a distância mais procurados pelos alunos são os da área de humanas, principalmente os de licenciatura, mas as graduações que envolvem competências de exatas também fazem parte do ranking.
Confira abaixo as dez graduações a distância mais procuradas no Brasil, segundo dados do Censo de Educação Superior de 2010
1° Pedagogia
2° Administração
3° Serviço Social
4° Competências Gerenciais
5° Ciências Contábeis
6° Gestão Pessoal e Recursos Humanos
7° Administração Pública
8° Licenciatura Letras
9° Licenciatura Matemática
10° Licenciatura Biologia