Para especialistas, o uso abundante de recursos tecnológicos pelo ensino a distância estimula os cursos presenciais.
Os cursos de educação a distância costumam fazer uso frequente de recursos tecnológicos como videoaulas, videoconferências, salas de aulas virtuais e conteúdos online para garantir um melhor aprendizado e engajamento dos alunos. É função da EAD deixar o material acessível e interessante para o aluno estudar e essa abordagem está provocando mudanças no ensino presencial.
“A EAD vai forçar a barra para os cursos presenciais mudarem e fazerem mais uso de recursos tecnológicos. As aulas presenciais são essencialmente cuspe e giz. Alguém falando e alguém anotando, sem qualquer interação. O ensino a distância tem como base a interação”, explica Roberto Paes da Universidade Estácio, que diz inclusive que a interação vale nota para os alunos dos cursos a distância da universidade, medida através da qualidade de suas contribuições. .
É possível incorporar novos recursos aos cursos a distância com muita facilidade, todo mundo gosta de trabalhar com simuladores, animações, games e videoaulas. “Na EAD a flexibilidade de injetar inovação é muito grande, o presencial ainda é muito engessado” completa Paes.
Para o empreendedor especialista em tecnologias aplicadas à educação Pavlo Dias, os próximos anos a distinção entre o que é recurso de EAD e o que é ferramenta para aulas presenciais deixe de existir. “Enxergamos que vai existir um meio termo. Vemos muitos professores de cursos presenciais usando tecnologias para estimular estudos fora do horário de aula”. Como exemplos ele cita comunidades virtuais de práticas e experiências, plataformas de exercícios e simulações e banco de testes. “Esse tipo de recurso também faz parte do dia a dia do aluno do ensino presencial”, completa.
Segundo Paes, o professor universitário brasileiro é muito resistente a mudanças. “É muito difícil para os docentes que já estão acostumados com uma abordagem que sempre funcionou em suas aulas absorverem os novos recursos. Muitos deles sequer veem email”.
A maioria dos alunos que fazem uso de plataformas de ensino não são de EAD, são alunos do ensino presencial que usam o e-learning como suporte aos estudos. Isso comprova que essa aproximação já é realidade e não futurismo.
Dessa forma, podemos afirmar que a tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula e o aumento do acesso a internet potencializa muito isso.