Acontecerá no Campus de Almenara nos dias 09 e 10 de Novembro o “I Encontro de Libras e Literatura: Caminhos para a Cidadania” com a realização de minicursos, oficinas e apresentações promovidas pelos acadêmicos dos cursos de Letras e Pedagogia do Campus Unimontes, em Almenara. O evento tem como objetivo principal instigar a conscientização sobre a importância do ensino de Libras e Literatura para a inclusão social, haja vista que, cada qual a sua maneira, desperta não apenas para a leitura de mundo, mas também para a atuação do sujeito na sociedade porquanto promove a sua interação com o meio.
Os acadêmicos interessados deverão, até o dia 09 de novembro, procurar a secretaria do Campus Almenara para realizar a sua inscrição mediante o pagamento de R$ 5,00. O evento tem realização da EaD Unimontes e do Polo UAB/Almenara.
PROGRAMAÇÃO
Dia 09/11/2016 (quarta-feira)
A reinterpretação do Brasil nos romances de Darcy Ribeiro
Após um contato estreito com as obras ficcionais de Darcy Ribeiro, verifiquei que o etnólogo-romancista recompõe em seus romances o traçado arbitrário do país à proporção que suas personagens adentram as sub-regiões brasileiras. O jogo entre o passado e o presente percorre toda a sua obra ficcional traçando uma rede de significações à medida que permite ao leitor uma reflexão do Brasil, em seus múltiplos aspectos, seja de ordem política e econômica, seja de ordem etnográfica e sociocultural. Tal aspecto insinua que Darcy Ribeiro almejava realizar um projeto literário de reinterpretação do Brasil, entremeando os fios entre a sua produção literária, a memorialística e a intelectual. Sendo assim, minha intenção é apresentar Darcy Ribeiro: ficcionista.
Língua Brasileira de Sinais: Desafios e Perspectivas
A presente proposta é suscitar a reflexão a respeito da educação dos Surdos e como esta vem interagindo de forma positiva na sociedade, haja vista que, durante anos, o ensino da Língua Brasileira de Sinais foi negligenciado no âmbito escolar, só se tornando efetivo o ensino após a Lei (Lei nº 10.436, de 24 abril de 2002). Partindo-se do pressuposto de que toda e qualquer forma de expressão é positiva para a formação integral do sujeito, entendemos que o ensino da Libras propicia a interação dos surdos com toda a sociedade e promove a sua cidadania. Entretanto, compreendemos que este ensino deve ser ampliado para todos, não se restringindo apenas aos Surdos, pois a população deve também ter esse conhecimento para que se efetive a tão esperada interação social.
Dia 10/11/2016 (quinta-feira)
Professora ministrante: Esp. Maria Nunes de França
A intenção do minicurso é despertar o interesse da comunidade acadêmica pela Língua Brasileira de Sinais. A utilização da Libras além de contribuir para a valorização e o reconhecimento da cultura surda, também possibilita uma melhor compreensão entre surdos e ouvintes. Conhecer a Libras é possibilitar conhecermos também o universo a partir da perspectiva do Surdo, que é na maioria das vezes ignorada pelos ouvintes.
Professora ministrante: Ms. Elise Aparecida de Oliveira Souza
A proposta do minicurso é suscitar a reflexão sobre a importância do texto literário infanto-juvenil para a formação do leitor. A intenção é mostrar que a literatura infanto-juvenil, ainda que promova a invenção e a imaginação da criança, pode ser usada também, para a propagação de ideias preconceituosas, conforme aponta Fúlvia Rosemberg, em seu estudo Literatura Infantil e Ideologia. Nesse sentido, buscarei apresentar os passos e os impasses encontrados no âmbito da literatura destinada à criança.
Comissão organizadora do 1º Encontro de Libras e Literatura: caminho para a cidadania