Publicada a Lista de candidatos classificados na categoria “Negro, de baixa renda, egresso de escola pública”, aptos a participarem do procedimento de heteroidentificação para o Processo Seletivo de cursos de Licenciatura da Unimontes na modalidade EAD.
Para fins do procedimento de heteroidentificação, o candidato classificado deverá enviar vídeo, de acordo com as orientações que constam no site www.ceps.unimontes.br e no subitem 3.2.1 do Anexo II do Edital.
De acordo com o Edital, o resultado do Procedimento de Heteroidentificação será divulgado até o dia 6/9/2019, no endereço www.ceps.unimontes.br.
O procedimento de heteroidentificação dos candidatos à categoria Negro, de baixa renda, egresso da escola pública será realizado por comissão nomeada pelo Reitor, conforme a Portaria n.º 039/2019, de 11/2/2019, sendo os trabalhos coordenados e orientados pelo Núcleo de Estudos AfroBrasileirosda Unimontes – Neab.
O vídeo que não atender às especificações indicadas, implicará no indeferimento do candidato na categoria pleiteada e, portanto, será agregado às vagas ao Sistema Universal, no curso escolhido, sendo classificado conforme a pontuação obtida nas Provas de Múltipla Escolha, em igualdade de condições com os demais candidatos. Nessa mesma condição estará o candidato que não enviar o vídeo ou que for indeferido no procedimento de heteroindentificação.
Não serão considerados válidos vídeos enviados após o prazo estabelecido. Também, não poderão ser substituídos; portanto o candidato deverá conferir a gravação antes do seu envio à Ceps.
Apenas os candidatos classificados na Prova de Múltipla Escolha, até três vezes o nº de vagas do curso/Polo, na Categoria Candidato negro de baixa renda, egresso de escola pública (NEEP), deverão enviar o referido vídeo à Ceps. O vídeo deverá ser enviado somente através do e-mail ceps@unimontes.br, até o dia 3/9/2019. A lista será divulgada conforme subitem 10.3 do Edital.
Após analisar o vídeo do candidato, as decisões da Comissão serão registradas em formulário próprio, validando ou invalidando a autodeclaração firmada e enviada pelo candidato (Anexo V) do Edital.
Para validar as informações sobre cor/etnia prestadas pelo candidato que se autodeclara negro, a Comissão Especial de Verificação utilizar-se-á única e exclusivamente do fenótipo como base para análise e emissão de seu parecer.
a) No formato de vídeo, com no máximo 60 segundos, e arquivo no tamanho de até 100 MB;
b) Em ambiente com iluminação natural do dia (ambiente aberto, silencioso e durante a luz do dia);
c) Em qualidade que não comprometa a identificação do fenótipo do candidato pela Comissão Especial de
Verificação; e
d) De forma que possibilite a visualização da cintura para cima do candidato.
a) Data da gravação;
b) Nome completo do candidato, neste momento do vídeo o candidato deverá aproximar da câmera e apresentaro seu documento de identificação oficial com foto (frente e verso);
c) Naturalidade do candidato;
d) Nome do processo seletivo, curso e polo no qual está concorrendo a vaga;
e) Confirmar a sua autodeclaração com a frase: "Venho através deste vídeo confirmar minha autodeclaração de que sou negro(a)"; e
f) Informar quais são as características físicas presentes que confirmam a sua autodeclaração.
Confira aqui as Orientações para gravação e envio do vídeo
Lista de candidatos classificados para procedimento de heteroidentificação