Foram apresentadas as principais demandas da Universidade nas áreas de ensino, planejamento e gestão, pesquisa, pós-graduação e extensão. (fotos: Léia Oliveira/Unimontes)
Uma maior interlocução entre a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) foi discutida nesta segunda-feira (2/3), durante visita à Unimontes pelo subsecretário de Ensino Superior da Sectes, Márcio Rosa Portes. Acompanhado do assessor de Relações Institucionais, José Pedro Cordeiro, o subsecretário participou de encontro com o reitor, professor João dos Reis Canela, com o vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e pró-reitores e demais integrantes da gestão superior da instituição.
Na oportunidade, o reitor João Canela fez uma breve apresentação do trabalho da Unimontes destacando que, “apesar das dificuldades, a Universidade consegue cumprir a sua missão contribuindo diretamente com o desenvolvimento do Norte, Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri de forma mais adequada possível”. Além de enfatizar as principais atividades de ensino, extensão e prestação de serviços, o reitor enalteceu os avanços da instituição nos últimos anos, sobretudo, na pesquisa e na pós-graduação Stricto sensu.
“Estaremos sempre próximos à Sectes, da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), da Secretaria de Governo e dos outros órgãos estaduais no sentido de delinear ações desafiadoras que teremos, a partir de agora”, afirmou o reitor, ao falar da importância do encontro com os representantes da Secretaria.
O vice-reitor Antonio Alvimar Souza lembrou que a Unimontes vive a expectativa do incremento de suas ações a partir da maior articulação com a Sectes e os demais segmentos do Governo Estadual. “A educação é fundamental para o desenvolvimento das regiões onde a Unimontes está inserida. Esta Universidade é um patrimônio de todos e cumpre sua missão de promover a melhoria da qualidade de vida”, observou o vice-reitor.
Márcio Portes destacou que a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prioriza os eixos: ensino e inovação, além de investir maciçamente na educação profissional e nos cursos a distância, fortalecendo o Programa UAI-TEC, dentro de meta estabelecida pelo governador Fernando Pimentel. Desta forma, frisou que a Sectes pretende envolver a Unimontes e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) na implementação das políticas públicas.
“A proposta é para que as duas universidades e demais órgãos vinculados à Secretaria articulem a troca de conhecimentos, a fim de aprimorar as políticas implementadas pelo Governo do Estado”.
Ainda durante a visita, o subsecretário de Ensino Superior e o assessor de Relações Institucionais da Sectes conheceram o campus-sede, a estrutura do Centro de Educação a Distância (CEAD) e o Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). Ainda pela manhã, estiveram na solenidade oficial de recepção aos novos calouros da Universidade – abertura da Unicalourada.
Durante o encontro também foram apresentadas as principais demandas da Universidade nas áreas de ensino, planejamento e gestão, pesquisa, pós-graduação e extensão. As ações foram abordadas pelos pró-reitores João Felício Rodrigues Neto (Ensino), Roney Versiane Sindeaux (Planejamento e Gestão), Rômulo Soares Barbosa (Pesquisa), Hercílio Martelli Junior (Pós-Graduação) e Jussara Maria Carvalho Guimarães (Extensão). Os pró-reitores apresentaram ainda sugestões de propostas que podem ser desenvolvidas para incrementar o trabalho de fomento ao desenvolvimento regional.
Márcio Portes anunciou que a Sectes vai promover um encontro temático com os pró-reitores da Unimontes, a fim de discutir não somente as demandas, mas também os projetos de cada área da universidade. A data da reunião ainda será marcada.
As ações desenvolvidas pelo Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido (CECS), sediado na Unimontes, também foram destacadas. O professor Expedito José Ferreira, coordenador do Centro de Estudos, detalhou a importância da unidade dentro da pesquisa e da inovação. Um encontro será agendado com a subsecretária de inovação a fim de desenvolver ações conjuntas para a convivência com a seca.
Notícia publicada no site da Unimontes.