Metodologias que combinam aulas virtuais, práticas em grupo e discussões presenciais têm atraído estudantes. Em 2017, a previsão é a de que número de matriculados aumente 92,3% e os investimentos do Governo do Estado praticamente dobrem
O ensino a distância de qualidade tem se consolidado como possibilidade de formação superior. E isso impacta na busca por esta modalidade de educação, inclusive a pública. No Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, por exemplo, a previsão é oferecer este ano 14 cursos - 55% a mais que os cursos em andamento ano passado.
A previsão de matrículas deve somar quase 2 mil estudantes espalhados por 21 municípios mineiros, revelando um alcance 61,5% maior que no ano passado. Os investimentos podem aumentar 184% passando de R$ 2, 4 milhões para R$ 4,4, milhões, 183% maiores.
Com 21 anos, Adriana Rodrigues Correia Balieiro mora em Mamonas e está no oitavo período do curso de Pedagogia no polo de Janaúba. Na cidade onde reside não há outra instituição de ensino superior e Adriana encontrou na educação a distância da Unimontes a flexibilidade que precisava.
“O ensino a distância tem vantagens como a não necessidade de deslocamento diário, que cansa e fica caro. Outro benefício é que posso adequar meus horários de dedicação ao curso com meus outros afazeres, isso sem perder também o primor, pois as minhas dúvidas são sempre respondidas a tempo e a hora”, conta a futura pedagoga.
As metodologias utilizadas para a educação a distância combinam uma série de técnicas. Os alunos têm aulas presenciais em média três vezes por mês, nos municípios que contam com Polos de Apoio Presencial. Também são realizadas aulas ao vivo, que permitem maior interatividade entre professor-aluno e aluno-aluno.
Essas aulas ainda ficam disponíveis depois de ministradas. O restante da carga horária fica com as aulas gravadas, oferecidas no chamado ambiente virtual, ao qual somente os respectivos alunos e professores têm acesso.
Para os encontros presenciais, segundo o diretor do Centro de Educação a Distância, Fernando Guilherme Veloso Queiroz, existe todo um trabalho para que sejam momentos tão ricos que tenham continuidade nas atividades à distância. “Nessas aulas, o processo ensino-aprendizagem é potencializado para que reflitam em todo o curso. São realizadas atividades em grupo, avaliações e dúvidas são sanadas instantaneamente”.
O biomédico Edmárcio Olinto da Fonseca, morador da capital mineira, decidiu fazer o segundo curso superior. O que pesou na escolha pela Unimontes foi a certeza da qualidade do ensino.
“Já conhecia a Unimontes, pois cursei especialização a distância nela. Optei novamente pela instituição porque fiquei bastante satisfeito com o curso de Gestão de Saúde que fiz lá. Por causa dele tenho meu emprego hoje na Santa Casa. Agora vou me formar em Educação Física”, conta Fonseca.
O diretor Fernando Queiroz explica a vocação da modalidade de ensino à distância atribuída à Unimontes. “A universidade nasceu numa região carente de instituições de educação e viemos sanando uma demanda reprimida naquela região, esse é um dos fatores que sempre houve diálogo estreito com as municipalidades do entorno. Assim foram criados os cursos semipresenciais", diz o educador.
."De lá para cá, aconteceu uma evolução natural para o ensino à distância. Oferecemos cursos que perpassam áreas diversas de conhecimento, com isso reunimos profissionais multidisciplinares, que atendem aos alunos interessados em se formar nos diversos campos do saber”, completa Queiroz.
A referência em qualidade em EAD da Unimontes gerou uma parceria com Polícia Militar de Minas Gerais. A universidade vai elaborar o material didático e as ferramentas de multimídia (objeto interativo) para o curso de capacitação sobre o registro do Termo Circunstanciado de Ocorrências (TCO). Serão capacitados 43 mil policiais em todo o estado pelo curso no modelo de educação a distância, que será oferecido pela própria PMMG.