Universidade está entre as duas instituições mineiras com o limite máximo de vagas no novo edital da Capes/MEC para a UAB
O Centro de Educação a Distância da Unimontes (CEAD) trabalha na perspectiva de oferecer, em breve, novos cursos gratuitos de licenciaturas e especializações, no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Isso porque a instituição está entre as selecionadas pelo Edital 09/2022, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação, para ofertar oito novas graduações/licenciaturas e quatro pós-graduações Lato sensu em 41 Polos de Apoio Presencial em todas as macrorregiões do Estado.
O resultado final da seleção foi divulgado nessa terça-feira (5/4), pelo MEC, confirmando o resultado preliminar que já havia sido alcançado pela Unimontes na última semana de março. O assunto foi tema de reunião de trabalho do reitor, professor Antonio Alvimar Souza, com a direção do CEAD: diretor Fernando Guilherme Veloso Queiroz, coordenadora de projetos, Maria Ângela Lopes Dumont de Macêdo e coordenadora administrativa, Renata Rocha Ramos.
Até março de 2023, a Unimontes atingirá sua maior oferta simultânea de cursos e vagas em EaD, com pouco mais de 4 mil alunos em todas as regiões do Estado (Fotos: Christiano Jilvan)
TODO O ESTADO
A abrangência da proposta aprovada para o CEAD/Unimontes se destaca pelo atendimento a polos de 41 municípios de todas as macrorregiões mineiras: Alto Paranaíba, Central, Centro-Oeste, Jequitinhonha-Mucuri, Zona da Mata, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul de Minas e Triângulo.
O processo de articulação das ofertas dos cursos seguiu a orientação da CAPES, em parceria com o Fórum Estadual de Coordenadores dos Polos UAB, que recebeu as demandas dos municípios. E, em reunião deliberativa, foi organizada uma planilha identificando a distribuição das ofertas de acordo com as demandas apresentadas ao Fórum, seguindo os critérios de aptidão do respectivo polo, estrutura física adequada e mobilização para que os candidatos se apresentem para participar do processo seletivo.
O resultado definitivo está disponível no Sistema de Análise de Processos/SAP da CAPES: processo nº. 88881.671832/2022-01 (parecer “deferido” e proposta deferida “integralmente”).
CRITÉRIOS
De acordo com as coordenadoras do CEAD, o MEC, por meio da DED/CAPES, organizou as 136 instituições de ensino superior do País em seis grupos, considerando critérios como a expertise da instituição em EaD, a qualidade dos cursos em avaliações oficiais, o histórico de ofertas e o quantitativo de graduados.
E com base nestes grupos, das 136 universidades públicas participantes da UAB, apenas nove foram selecionadas para oferecer o limite máximo de 2.160 vagas que o edital 9/2022 permite, entre as quais a Unimontes e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – únicas no Estado de Minas Gerais com possibilidade de oferta integral de turmas.
Os cursos de graduação relacionados para a Unimontes ofertar neste novo edital são: Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, História, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática e Pedagogia. Já as especializações são nas áreas de “Alfabetização e Multiletramentos”, “Educação a Distância”, “Educação Especial Inclusiva” e “Gestão Educacional”.
MAIOR OFERTA SIMULTÂNEA
Com o resultado definitivo, a Universidade Estadual de Montes Claros alcançará a sua maior oferta simultânea de cursos. Atualmente, sob a coordenação do CEAD, existem 24 polos municipais, com 1,6 mil alunos em cinco cursos diferentes.
“A partir dessa nova oferta, a Unimontes passará a coordenar 49 polos ao mesmo tempo, chegando próxima à marca de quatro mil alunos em EaD”, explica o diretor do CEAD, Fernando Queiroz. Conforme o edital 9/2022, serão 12 cursos em 41 polos/municípios, sendo 2.160 alunos em 60 turmas. Serão dois processos seletivos, com a primeira entrada entre agosto e outubro deste ano, com quatro licenciaturas (756 vagas) e duas especializações (324 vagas). A segunda entrada está prevista para janeiro a março de 2023: mais 4 cursos (756 alunos) e duas especializações (324 vagas).
Por sua vez, a professora Maria Ângela Dumont destaca a importância em valorizar os professores dos departamentos responsáveis pelos respectivos cursos, na dedicação em elaborar os projetos e no interesse em fomentar ainda mais a EaD.
Opinião que foi compartilhada pela coordenadora administrativa, Renata Ramos, que considera a Unimontes como de vanguarda na Educação a Distância, especialmente pelo grande interesse manifestado e oficializado pelos municípios nas ofertas dos cursos superiores de Licenciaturas e Bacharelados, e, ainda, a busca pelas pós-graduações Lato sensu que permitem a formação continuada dos educadores.
*Notícia publicada no site da Unimontes.