A atuação da Unimontes em prol da melhoria das condições de vida e do desenvolvimento regional, como instituição pública, gratuita e estadual, é apresentada na 45ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes), que acontece de 28 de junho a 7 de julho. A instituição está presente com um estande multitemático que apresenta as pesquisas e projetos voltados para a melhoria da produção agrícola e superação das adversidades climáticas no Norte de Minas, assim como projetos culturais, ações da extensão e outras atividades.
A Universidade marca presença na Expomontes por meio de parceria com a Sociedade Rural de Montes Claros e com a Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR). A proposta do estande é de aproximação entre a universidade e a comunidade, mostrando os serviços prestados à população.
A iniciativa conta com o apoio das pró-reitorias (Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Planejamento e Gestão), Diretoria de Bibliotecas, Editora Unimontes, Centro de Educação a Distância (CEAD), Museu Regional do Norte de Minas (MRNM) e outros setores da instituição.
O estande tem a participação da coordenação do Campus da Unimontes em Janaúba, onde são mantidos os cursos de graduação de Agronomia e Zootecnia e dos cursos pós-graduação Stricto Sensu de Zootecnia (mestrado) e Produção Vegetal no Semiárido (mestrado e doutorado). Serão apresentados os diversos estudos e projetos de pesquisa que objetivam a melhoria do sistema de produção na região.
Na próxima segunda-feira, às 14h, acontecerá no Parque de Exposições a palestra “Impactos da Qualidade da Forragem e Suplementação Animal sobre a Rentabilidade da Fazenda”. Um dos palestrantes será o professor Virgilio Mesquita Gomes, do curso de Zootecnia.
Além da exibição de vídeos, o público da Expomontes poderá conhecer as atividades da Universidade por meio de exposições de livros e palestras. Entre os temas a serem abordados estão “Diferimento Estratégico do uso do pasto. Você sabe como fazer?” e “Escolha do capim para o semiárido mineiro”, “A produção de bezerros de corte a partir de vacas leiteiras” e “Produção de Leite no semiárido”, pelo Pró-reitor de Pesquisa, professor José Reinaldo Mendes Ruas.
Os visitantes do estande serão contemplados ainda com uma série de atividades extensionistas e apresentações culturais, com destaque para as apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Saruê, Coral Universitário Professora Clarice Sarmento e do Teatro Universitário.
Uma das atrações será o futebol de robôs com o Projeto de Robótica, do departamento de Ciências da Computação (cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Sistemas). Além disso, serão promovidas atividades do Programa de Ginástica da Unimontes e a exposição do projeto “Conexões Visuais”.
Os cuidados para a garantia da boa saúde também têm espaço na programação do estande da Unimontes. Estão previstas orientações sobre a prevenção ao diabetes (Projeto Lambda) e de combate à dengue (Projeto Biotemas), no dia 3 de julho, aniversário de Montes Claros. Haverá ainda atendimento jurídico gratuito do Projeto de Assistência Jurídica Itinerante (SAJ Itinerante), bem como consultoria na área de engenharia.