Volume 4 Revista Multitexto
Quarta-feira, 23 de agosto de 2017 às 10h10
Número 1
Volume 4, número 1, jan./jul. 2016
O periódico de divulgação científica do CEAD/Unimontes, a Revista Multitexto, publicou seu mais recente número (v. 4 n. 1) contando com 12 trabalhos de abordagem multidisciplinar do conhecimento, dividido entre artigos originais e de revisão. Em uma nova edição, os múltiplos textos se constituem em uma plataforma de diálogo multidisciplinar, fruto de pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores de regiões e áreas de atuação diversas. As reflexões vão desde discussões fundantes sobre a Educação a Distância até novos métodos e práticas aplicados à Educação Básica e o Ensino Superior. Além disso, temáticas de saúde pública, dinâmicas biológicas e educação ambiental fazem suas entradas entre os estudos publicados nesse novo número da revista.
Relatos de experiência
- "Ação docente na prevenção ao uso abusivo de drogas: apontamentos de um curso em EAD para professores da Educação Básica"
- "Reflexão sobre atuação dos acadêmicos em uma disciplina do curso de Licenciatura em Música a distância: um relato de experiência"
Artigos de revisão
- "Analisando a interface do Moodle: problemas de usabilidade"
- "Curso técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil: perspectivas em EAD"
- "Educação em saúde no contexto da alta hospitalar de pacientes de Unidade de Terapia Intensiva"
- "O papel do coordenador de curso como articulador do processo formativo na EAD"
Artigos originais
- "Cesariana no Brasil: uma análise epidemiológica"
- "Consumo de suplementos alimentares em academias de Montes Claros/MG"
- "Desafios da mastectomia e a percepção do profissional de saúde"
- "O destino do lixo: percepção ambiental dos moradores do distrito de Riacho Cruz, Januária/MG"
- "Perfil epidemiológico do HIV/AIDS no estado de Minas Gerais, Brasil: um desafio interdisciplinar da educação formal"
- "Perfil nutricional de funcionários do hospital público de Montes Claros/MG"
Número 2
Volume 4, número 2, ago./dez. 2016
A mais recente publicação (v. 4 n. 2) conta com 12 trabalhos de abordagem multidisciplinar do conhecimento, divididos entre relatos de experiência, artigos de revisão e originais. Os múltiplos textos se constituem em uma plataforma de diálogo multidisciplinar, fruto de pesquisas de estudantes, professores e pesquisadores de regiões e áreas de atuação diversas.
Relatos de experiência
- "Cultura política democrática e educação superior a distância: uma experiência com o curso de pedagogia UENF"
- "Resolução de problemas e o ensino de matemática na educação básica: aprendizado e desafio"
- "Educação popular e aprendizagem baseada em problemas na ead: uma aplicação no curso de ciências sociais ead/unimontes"
Artigos de revisão
- "A comunicação na ead: um diálogo de aprendizagem"
- "Reflexão sobre o saber e o fazer dos profissionais de enfermagem frente ao processo de hemoterapia"
- "A educação a distância (ead) e os desafios de interação entre os seus participantes"
- "Percepção dos usuários quanto às tecnologias de informação e comunicação (tic) e ao ambiente virtual de aprendizagem - moodle"
- "Inserção da língua inglesa no ensino brasileiro: uma síntese crítica"
Artigos originais
- "Comportamento de risco à saúde na adolescência: percepção de estudantes de uma escola pública"
- "Curso de certificação de equipe de arbitragem superliga de voleibol 2012/2013 - ucv/cead/unimontes: avaliação da qualidade gerencial e organizacional"
- "O ensino de cinemática no contexto escolar quilombola: um estudo em berilo/mg"
- "Produção de material didático impresso para ead: estudo da preferência do alunado da universidade estadual de montes claros"