Educação como terreno de epifania da cibercultura: leituras e cenários

Palavras-chave:

Cibercultura, Educação, Educação a Distância, Comunicação

Resumo

Nas últimas décadas, o desenvolvimento da educação em panoramas de 
universalização e democratização é notório. E, paulatinamente, novos modelos 
e sistemas educacionais têm surgido para elevar o nível dos processos de 
ensino e atender a uma demanda crescente por instrução e qualificação. Nesse 
esteio, processos inovadores e munidos das tecnologias da informação e 
comunicação têm feito um rico préstimo à educação, ressignificando e 
transformando ensino e aprendizagem. A processão da cibercultura como um 
fenômeno de natureza sociocultural enraizado imergiu o cotidiano em um 
conteúdo obtuso de produtos, dispositivos, conexões e novas realidades. A 
educação, como tantas instâncias inscritas socialmente, passa a ser um 
terreno de realização da cibercultura, possibilitando sua epifania na 
contemporaneidade e levando a pensar os novos caminhos e os novos rumos 
da educação, do ensino, da aprendizagem e da mensagem tecnocultural 
vigente. O objetivo proposto por esse estudo é refletir sobre a processão da 
cibercultura e seu entrecruzamento com a educação, apontando cenários e 
possibilidades em um tempo de transformações. Desenvolveu-se uma leitura 
de cenários sobre a cibercultura e a progressão da educação face à narrativa 
tecnológica e comunicacional.

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão