Educação como terreno de epifania da cibercultura: leituras e cenários
Palavras-chave:
Cibercultura, Educação, Educação a Distância, ComunicaçãoResumo
Nas últimas décadas, o desenvolvimento da educação em panoramas deuniversalização e democratização é notório. E, paulatinamente, novos modelos
e sistemas educacionais têm surgido para elevar o nível dos processos de
ensino e atender a uma demanda crescente por instrução e qualificação. Nesse
esteio, processos inovadores e munidos das tecnologias da informação e
comunicação têm feito um rico préstimo à educação, ressignificando e
transformando ensino e aprendizagem. A processão da cibercultura como um
fenômeno de natureza sociocultural enraizado imergiu o cotidiano em um
conteúdo obtuso de produtos, dispositivos, conexões e novas realidades. A
educação, como tantas instâncias inscritas socialmente, passa a ser um
terreno de realização da cibercultura, possibilitando sua epifania na
contemporaneidade e levando a pensar os novos caminhos e os novos rumos
da educação, do ensino, da aprendizagem e da mensagem tecnocultural
vigente. O objetivo proposto por esse estudo é refletir sobre a processão da
cibercultura e seu entrecruzamento com a educação, apontando cenários e
possibilidades em um tempo de transformações. Desenvolveu-se uma leitura
de cenários sobre a cibercultura e a progressão da educação face à narrativa
tecnológica e comunicacional.
Publicado
2015-03-01
Edição
Seção
Artigos de Revisão
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.