A atuação do docente tutor na Educação a Distância

Autores

  • Regina Maria Dutra Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Valdir Pereira Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Educação a Distância, Tutor, Tecnologias da Informação e Computação

Resumo

A Educação a Distância (EAD) sofreu novo impulso com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), que com a Internet tornou possível o aparecimento de formas alternativas de geração e distribuição do conhecimento. Essa nova modalidade de ensino vem crescendo sistematicamente no interior do país, principalmente nos locais onde não existem instituições de Ensino Superior para atender a demanda local e regional. Com o advento da EAD tornou-se necessário o emprego de inúmeras ferramentas tecnológicas que possibilitam a diminuição da distância física. Entretanto, as tecnologias não são suficientes para que a aprendizagem dos alunos seja eficaz. Sabe-se que educar requer a presença de um profissional que garanta o efetivo e legítimo processo de aprendizagem. Na EAD esse profissional é o docente tutor, do qual precisamos conhecer a função, prática e papel dentro desse sistema. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo central discutir o papel do docente tutor presencial na EAD, evidenciando sua relevância social, identificando os aspectos que facilitam ou causam entraves para execução de sua função, além de discutir o papel da tutoria na EAD.

Biografia do Autor

Regina Maria Dutra, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Valdir Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Docente da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes.

Edição

Seção

Artigos de Revisão