O avanço da Educação a Distância no Brasil e a quebra de preconceitos: uma questão de adaptação
Palavras-chave:
Educação a Distância, Preconceito, Paradigmas EducacionaisResumo
A Educação a Distância tem crescido vertiginosamente no cenário educacional brasileiro, notável não apenas no aumento do número de ingressantes, como também, no número cada vez maior de cursos oferecidos nessa modalidade. Todavia, mesmo com os reais avanços alcançados, discursos depreciativos ainda são encontrados no tratamento dos métodos a distância, o que acaba por limitar ainda mais uma visão de credibilidade e aceitação na comunidade. Diante desse embate, o presente trabalho objetiva investigar os cenários de crescimento e desenvolvimento do ensino a distância e a processão de ideias negativas e preconceituosas em relação à sua receptividade e aceitação como uma modalidade de ensino fidedigna. Por meio da revisão bibliográfica, buscou-se por meio de teses e índices institucionais desenvolver um panorama elucidativo. Ainda se observam níveis de preconceito em relação à modalidade a distância e sua confiabilidade. Em outro polo, há uma disparidade e um paradoxo entre o aumento da acessibilidade aos recursos tecnologias de informação e comunicação e uma boa parcela da população que ainda não se adaptou as novas tecnológicas. Atitudes preconceituosas ainda existentes em relação a Educação a Distância estão ligadas a variáveis culturais e ao conhecimento incompleto sobre os métodos e técnicas a distância, bem como a adaptação pessoal e social aos recursos tecnológicos.
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