Utilização de grupos focais em teses e dissertações do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave:
Grupos focais, Pesquisa qualitativa, Técnica de coleta de dadosResumo
Especificamente na área educacional, os grupos focais podem ser utilizados para coletar infor-mações sobre os pensamentos e sentimentos dos participantes, levando-os a refletir e expor suas ideias acerca da temática proposta. O presente estudo tem como objetivo verificar a uti-lização de grupos focais em teses e dissertações do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no período de 2005 a 2012. Utilizou-se, para a pesquisa, o sistema de busca da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universi-dade Federal de Uberlândia – BDTDUFU. A primeira busca resultou de um total de 267 teses e dissertações armazenadas no PPGED. A segunda busca, mais refinada e detalhada, utilizou a opção “Busca avançada”, preenchendo os campos de resumo e título com as palavras “grupofocal”, “grupos focais” e “focus group”, obtendo um retorno de 05 registros. Conclui-se que, apesar do grupo focal ser uma ferramenta capaz de criar condições para que os participantes possam inferir, fazer críticas e se posicionar acerca da temática para o qual foram convidados a conversar, o que enriquece a coleta de dados e beneficia a análise de dados a ser realizada pelo pesquisador é uma técnica pouco utilizada pelos pesquisadores do PPGED (apenas 1,87%
dos trabalhos).
Edição
Seção
Artigos Originais
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