Do papel às telas: novas perspectivas do processo educacional
Palavras-chave:
Tecnologia, Internetês, Processo EducacionalResumo
Este artigo objetiva fazer uma reflexão acerca do ensino da língua portuguesa nessa nova era tecnológica, abordando principalmente a modalidade de escrita dos internautas, o internetês, e suas repercussões para o processo educacional, focando principalmente os resultados das provas de redação do Enem 2014. Pretende-se retomar as discussões a respeito da importância da formação do hábito de leitura e da escrita e o importante papel da escola nessa intermediação entre a linguagem dos novos meios de comunicação e a linguagem, dita tradicional. Para a análise, considerar-se-ão os estudos de Paulo Freire (1997), Marisa Lajolo (1993), Luiz Carlos Cagliari (1997) e outros.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.