Reflexões ambientais através da literatura infantil
Palavras-chave:
Educação Infantil, Educação AmbientalResumo
Vivencia-se uma séria crise ambiental e para amenizá-la é necessária à realização de Educação. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi sensibilizar pais e alunos da uma escola Infantil de Ijuí - RS, sobre a importância de se preservar a natureza, usando como instrumentos livros infantis. Para alcançar este objetivo foi enviado um questionário inicial aos pais, em seguida também se realizou o envio de uma sacola com livros relacionado à Educação Ambiental e solicitado que fosse feito um registro através de desenho ou escrita sobre o que mais acharam interessantes. Na análise de dados, as respostas escritas nos questionários foram categorizadas segundo a análise textual discursiva. No questionário houve um índice de participação de apenas 56% sendo que os pais que responderam o questionário demonstraram estar cientes da crise vivenciada relatando suas causas, consequências e formas de amenizá-la. Na atividade sacola de leitura houve maior participação ficando em um índice de 82% e dentre estes se observou uma grande sensibilização em relação à importância de preservar a natureza. Com estes resultados a pergunta inicial do presente trabalho foi respondida positivamente ficando evidente a importância de desenvolver a Educação ambiental no cotidiano de uma escola de Educação Infantil.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.