Perfil epidemiológico do HIV/AIDS no estado de Minas Gerais, Brasil: um desafio interdisciplinar da educação formal
Palavras-chave:
AIDS, Educação formal, InterdisciplinarResumo
O objetivo desse trabalho foi o de descrever o perfil epidemiológico do HIV/AIDS no estado deMinas Gerais, diagnosticado no ano de 2013 relacionado às propostas pedagógicas da educaçãoformal. Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, cujos dados foram obtidos por meiode consulta às bases de dados SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), SISCEL(Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de LinfócitosCD4+/CD8 e Carga Viral) e SIM (Sistema de Informações de Mortalidade), disponibilizadas peloDepartamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). A população do estudo foiconstituída por todos os casos de HIV/AIDS diagnosticados no estado mineiro no ano de 2013.Para evitar erros de retardo de notificação, optou-se por analisar os dados disponíveis em 2013,pois é o último ano em que constavam dados atuais completos. A partir dos dados obtidos noDATASUS, foram construídas novas tabelas, por meio do pacote de estática Statistical Packagefor the Social Sciences (SPSS) versão 20.0 for Windows. O trabalho realizado apresenta commaior prevalência ano de 2013 do HIV/AIDS no estado de Minas Gerais os grupos de homens com550 casos, de brancos 206 casos, de heterossexuais com 239 casos e no grupo de indivíduos como ensino médio concluído ou incompleto com 84 casos. Portanto, o formato de trabalho dosconteúdos dentro da escola merece uma reflexão acerca da comunidade escolar para facilitara todos a aquisição de informações e orientações adequadas a respeito dos aspectos biológicos,psicológicos, sociológicos e culturais da doença. Por esse motivo, a interdisciplinaridade deveser levada em consideração. Assim, esse estudo não esgota o assunto sobre a temática, maspropõem o avanço de novas pesquisas com outras abordagens que busquem identificar as dúvidasadvindas desse trabalho.Publicado
2016-09-16
Edição
Seção
Artigos Originais
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