A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) E OS DESAFIOS DE INTERAÇÃO ENTRE OS SEUS PARTICIPANTES

Autores

  • Juliana Teixeira Antunes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais
  • Paulo Vitor do Carmo Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Palavras-chave:

a Distância, Interação virtual, Docência na EAD

Resumo

Este estudo objetiva conhecer os desafios de interação encontrados por professores e alunos durante o convívio em cursos oferecidos na modalidade de ensino à distância. Trata-se de uma Pesquisa Bibliográfica a partir das referências constantes no Banco de Dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) relacionada à temática, publicadas no período de 2010 a 2012. Obteve-se como resultado que os desafios de interação na EAD referem-se a sentimentos como: resistência, emoções, medo, raiva, afago, respeito, discriminações, preconceitos, confusão de papéis, falta de criatividade e frustração entre professores e alunos. Espera-se que este estudo possa contribuir para futuras reflexões acerca do assunto e minimizar os conflitos existentes na EAD favorecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2017-02-02

Edição

Seção

Artigos de Revisão