COMPORTAMENTO DE RISCO À SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
Comportamento de risco, Adolescência, Educação e SaúdeResumo
O objetivo desse estudo foi identificar os comportamentos de risco para a saúde em adolescentesde uma escola da rede pública da cidade de Montes Claros – MG. A população de referênciapara este estudo foi de 854 alunos regularmente matriculados na instituição pesquisada. Destapopulação foi retirada uma amostra de 25 adolescentes, pertencentes à faixa etária de 10 a16 anos. Os estudantes foram escolhidos mediante avaliação da instituição priorizando aquelesque apresentavam maiores queixa por parte da família, professores e funcionários da escola;aqueles que a instituição considerava como alunos potenciais para a investigação de comportamentosdanosos a saúde. Foram incluídos no estudo os alunos regularmente matriculados nainstituição pesquisada, que concordaram em participar do estudo, pertencentes à faixa etáriasupracitada, de ambos os sexos e que apresentaram autorização dos pais e/ou responsáveispara sua participação. Ao final, participaram da pesquisa 7 adolescentes. O grupo focal foirealizado na própria escola, teve duração de 60 minutos e contou coma participação de duasmoderadoras. Os dados foram registrados em áudio e em vídeo e posteriormente transcritos eanalisados a luz da técnica de análise do discurso. Ao término da pesquisa, verificou-se que sãonecessárias ações de educação em saúde partindo tanto da escola quanto dos serviços de saúdee assistência social de abrangência do bairro, tendo como foco as práticas apontadas pelosadolescentes como comprometedoras à sua saúde. Percebe-se a importância de intervençõesconjuntas, que primem pelo envolvimento de outros atores, para que assim seja possível umtrabalho amplo e efetivo voltado para estes adolescentes a fim de que se construa uma rede deproteção, em contraposição às vivências de violência e risco a que estão expostos, tendo especialmentea família como uma grande aliada e o adolescente como protagonista de sua história.Publicado
2017-02-02
Edição
Seção
Artigos Originais
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