“O BOXE É BRIGA, TIA!” RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DOS ESPORTES OLÍMPICOS
Palavras-chave:
Educação Física Escolar, Currículo Cultural, PIBID.Resumo
Este relato de experiência tem a intenção de abordar elementos de uma prática pedagógica desenvolvida pelas no âmbito de uma escola pública situada no município de Guanambi-Bahia, na condição de bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Educação Física da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)/Campus XII. As aulas que resultaram na elaboração deste relato de experiência ocorreram no período de março a novembro de 2016, com alunos do 2° Ano do ensino fundamental I. A sistematização e análise dos resultados desta experiência foram feitas por meio de registros realizados cotidianamente pelas bolsistas de iniciação à docência. As discussões foram interpretadas com respaldos teóricos dos Estudos Culturais e do Multiculturalismo Crítico. Portanto, o objetivo deste estudo é notificar a prática pedagógica das bolsistas de iniciação à docência, na aula de Educação Física, tendo como diretriz a temática esportes olímpicos com a tematização dos megaeventos esportivos, logo após com o boxe, um dos elementos culturais problematizado e vivenciado na respectiva turma. O currículo multiculturamente orientado expõe e confronta sentimentos e desejos, desestabiliza o acomodado e rompe com as certezas. Possibilitando a todos os envolvidos a analisar as representações sociais que regem o espaço escolar e as próprias identidades, sejam elas no currículo ou até mesmo pessoais.
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