NOVOS HORIZONTES PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA POR MEIO DA LITERACIA, RACIOCÍNIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICOS
Palavras-chave:
Estatística. Literacia. Raciocínio. Pensamento. Criticidade.Resumo
Este artigo mostra uma nova abordagem do ensino de estatística, a partir da tríade articulada na literacia (do inglês literacy e que pode ser entendida como letramento), raciocínio e pensamento estatísticos – conceitos da Educação Estatística (EE) que se constitui em recente linha de ensino utilizada no Brasil. Essa estratégia pedagógica foi implementada na disciplina Estatística Aplicada, no curso de Administração da Unimontes. O método consistiu em distribuir a turma em grupos para levantamento de dados relacionados a temas por eles propostos e que dialogassem com outras disciplinas do curso. O grupo aqui analisado propôs discussões sobre clima organizacional a fim entender aspectos motivacionais e de reconhecimento nas relações interpessoais, não somente entre os colaboradores da organização entre si, mas também entre estes e os gestores. Os acadêmicos construíram um questionário composto por vinte variáveis com uma escala de diferencial semântico que oscilava entre zero e dez, conforme concordância menor ou maior, respectivamente, com o item proposto. Este instrumento foi aplicado em três ramos de atividade econômica da cidade: comércio, indústria e serviços. Os resultados dessa abordagem pedagógica foram satisfatórios, na medida em que houve maior envolvimento dos acadêmicos em todas as etapas, o que resultou em maior compreensão de conceitos estatísticos básicos como medidas de tendência central, posição e dispersão. Além disso, estimulados pela inserção de conteúdos em suas realidades acadêmicas, avançaram para análises mais aprofundadas como comparação de dados, por meio da análise de variância, do grau de motivação e reconhecimento nos três segmentos pesquisados. Com esta ação pedagógica através da EE – tendência crescente no Brasil, embora incipiente na Unimontes –, novos horizontes de ensino se avultam como promissores, não apenas pela interação entre a estatística e o mundo real dos alunos como também pelo raciocínio e pensamento construídos com criticidade sobre o que os dados podem evidenciar.
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