ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA: DA TEORIA À PRÁTICA ESCOLAR

Autores

  • NEUCY TEIXEIRA QUEIROZ Universidade Estadual de Montes Claros

Resumo

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo refletir acerca do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, analisando essa fase de formação com enfoque em teoria e prática. Foi utilizada, como metodologia, a pesquisa bibliográfica através de uma abordagem qualitativa. Para atingir os objetivos propostos, prevaleceu a pesquisa do tipo exploratória a fim de proporcionar maior contato com o tema. Os resultados mostraram que o estágio curricular supervisionado representa uma fase da formação profissional extremamente importante, uma vez que insere o estagiário no campo educacional, o que possibilita que ele tenha autonomia e construa estratégias pedagógicas que lhe permitirão um aprendizado para ensinar. A presença do professor orientador do estágio é essencial, pois é um ponto de apoio para o estudante, contribuindo para os processos de ensino-aprendizagem.

 

 

Palavras–chave: educação. estágio curricular. licenciatura.

Biografia do Autor

NEUCY TEIXEIRA QUEIROZ, Universidade Estadual de Montes Claros

Licenciada em Ciências Biológicas - Professora de Educação Básica na rede estadual de ensino.

Publicado

2018-01-26