O USO DO TEXTO LITERÁRIO NA AULA DE ESPANHOL NA PERSPECTIVA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS
Palavras-chave:
Ensino, Espanhol, Gêneros discursivos, Texto literárioResumo
Este relato apresenta o percurso realizado e os resultados obtidos em um minicurso online oferecido pelo projeto de extensão intitulado Projeto de Formação Continuada de Professores de Espanhol-FOCOELE (FALE/UFMG). O objetivo do referido minicurso foi mostrar um novo olhar para o texto literário, a partir de uma perspectiva ainda pouco explorada nas aulas de língua espanhola: um trabalho com o texto literário calcado em sua constituição como gênero discursivo. O minicurso se desenvolveu por meio de três atividades online, realizadas no 2º semestre de 2016, pelo ambiente virtual de aprendizagem TELEDUC. As atividades revelaram um bom entendimento teórico por parte dos professores participantes, mas, também, suas dificuldades para se colocar em prática a perspectiva proposta. Ainda assim, avaliamos como positivo o resultado do minicurso, pois pudemos ter um espaço para dar os primeiros passos em reflexões importantes em torno de outras possibilidades de trabalho com o texto literário nas aulas de espanhol na escola.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.