A EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DOS 20% DAS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA

Autores

  • Elizângela de Jesus Oliveira Universidade Metodista de Piracicaba - Doutoranda em Administração Fundação Pedro Leopoldo - Mestra em Administração Universidade Estadual de Montes Claros - Bacharela em Administração
  • Wanderson da Silva DAMIÃO Universidade Metodista de Piracicaba - Doutorando em Administração
  • Dagmar Silva Pinto De CASTRO Doutora em Psicologia pela USP Docente permanente no PPGA da Universidade Metodista de Piracicaba
  • Erick Dawson OLIVEIRA Universidade Metodista de Piracicaba - Doutorando em Administração
  • Antônio Carlos GIULIANI Doutor em Educação pela UNIMEP Docente permanente no PPGA da Universidade Metodista de Piracicaba

Palavras-chave:

Disciplinas semipresenciais. Educação a Distância. Experiência exitosa.

Resumo

O relato a seguir discorrerá sobre a experiência de uma Instituição de Ensino Superior Privada, localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista no Estado de São Paulo. Essa IES passou a atuar na modalidade de Educação a Distância em 2006, com a oferta de disciplinas semipresenciais para alunos matriculados nos cursos presenciais reconhecidos nos termos da Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. As disciplinas ofertadas limitaram-se a 20% da carga horária total do curso. Inicialmente a oferta da modalidade aconteceu para 456 alunos, em caráter de dependência, 20 disciplinas nas áreas de Administração, Direito e Contabilidade, Economia e Matemática. Os resultados apontaram para amadurecimento em relação ao funcionamento, aos processos e principalmente à aderência de tecnologias de informação cada vez mais comprometidas com a aprendizagem dos discentes na modalidade de educação a distância.

Biografia do Autor

Erick Dawson OLIVEIRA, Universidade Metodista de Piracicaba - Doutorando em Administração

Universidade Metodista de Piracicaba - Doutorando em Administração

Publicado

2018-01-26