UMA NOVA GESTÃO EM CAMPO NO CLUBE ATENEU DE MONTES CLAROS: DO AMADORISMO A UM MODELO ADMINISTRATIVO PROFISSIONAL
Resumo
O futebol se tornou um produto altamente lucrativo, onde tantos os clubes quanto as empresas conseguem movimentar cifras bilionárias em todo o mundo. Mas, essa não é a realidade de muitos clubes do futebol brasileiro, devido, principalmente, a falta de modelos administrativos mais profissionais. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato histórico da equipe do Ateneu e descrever as ações de marketing que estão sendo desenvolvidas pela atual gestão. Adotou-se como metodologia uma investigação exploratória e descritiva, a coleta de dados ocorreu através de uma entrevista estrutura, que após a interpretação emergiram 9 categorias de respostas. Concluiu-se que a diretoria do clube entende a importância da gestão mais profissional, com ações que visem maior aproximação com os torcedores, como nas redes sociais; participação em feiras para divulgar a marca Ateneu para as empresas, firmando assim novas parcerias; contratação de empresa especializada em marketing esportivo e criação do programa sócio torcedor. Os resultados indicam que existem inúmeras ações sendo desenvolvidas, no âmbito do marketing esportivo, pelo Ateneu, o que evidencia a importância desse estudo para outras equipes do Norte de Minas, tendo o Ateneu como referência.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.