DESENVOLVIMENTO ESPORTIVO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CRISTÁLIA, MG: UMA ABORDAGEM ACERCA DAS MANIFESTAÇÕES ESPORTIVAS
Resumo
Buscou-se com este estudo identificar o nível de desenvolvimento esportivo de discentes de uma escola pública da cidade de Cristália, MG. Tratou-se de um estudo de campo, de corte transversal, de natureza quantitativa. A população foi composta por estudantes das séries iniciais do ensino fundamental, cuja a amostra foi constituída por 35 alunos do 5° do ensino fundamental, determinada de forma não probabilística, por julgamento. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário estruturado, adaptado e ampliado a partir da proposta de Katayama et al (2012), contendo 14 questões correlacionadas ao esporte e seus significados. A tabulação, análise e interpretação dos dados deu-se por meio das técnicas descritivas de contagem e comparação, tendo os dados organizados em gráficos e tabelas para melhor compreensão com recursos do Excel for Windows 2013. Apesar do esporte e seus conceitos serem pouco desenvolvidos nas aulas de Educação Física da escola investigada, observou-se uma forte correlação entre a manifestação “Esporte-Lazer” com os significados que os alunos dão às suas práticas desportivas; contrastando, entretanto, com aquilo que os motivam a praticar esporte, cujos resultados demostraram uma correlação maior com a manifestação “Esporte de Desempenho/competição”, mesmo não havendo histórico de jogos escolares, internos ou externos, na instituição. Contudo, reconhecemos que não é objetivo da Educação Física revelar atletas, mas, à medida que o esporte estiver sendo proposto na escola como um conhecimento elaborado e sistematizado, poderá sim, estar proporcionando aos alunos também essa possibilidade. Para tanto, vemos uma necessidade em estabelecer vínculos entre coordenação pedagógica, direção, corpo docente e comunidade escolar para que essas relações favoreçam e direcionem um caminho para o real desenvolvimento do esporte na escola e, consequentemente, na região.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.