DIFICULDADES ENCONTRADAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ENTRE A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS E A OPINIÃO DOS PROFESSORES
Resumo
Buscou-se com o presente estudo analisar e avaliar as dificuldades encontradas na prática pedagógica da Educação Física no Ensino Fundamental segundo a percepção dos alunos e opinião dos professores. Tratou-se de uma pesquisa descritiva com cunho qualitativo e de corte transversal. Para tanto, foram pesquisados 2 professores de Educação Física e 10 alunos de ambos os sexos de uma das turmas do 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental, todos alocados em uma escola pública municipal da cidade de Padre Carvalho, MG. A amostra foi do tipo não-probabilística e determinada intencionalmente. Para a coleta de dados lançou-se mão de um questionário aberto, proposto por Jesus (2014), porém, reduzido para os professores e adaptado para os alunos. De posse das informações o conteúdo dos questionários foi literalmente transcrito, a partir do qual seguiram os procedimentos com base na técnica de Análise do Discurso. Foram realizadas leituras flutuantes, que permitiram a determinação das principais categorias de interesse. A partir de então, os discursos foram codificados para preservar o anonimato dos voluntários, os quais tiveram os seus discursos identificados com códigos alfanuméricos. Findado este estudo pode-se constatar que as dificuldades pedagógicas apontadas pelos professores em sua prática docente corroboram se com aquelas mencionadas em outros estudos similares, a saber: indisciplina dos alunos e ausência de espaço e materiais apropriados, porém, não percebido pela maioria do corpo discente como um problema a ser enfrentado pelo seu professor de Educação Física. A partir deste estudo espera-se que possamos encontrar novos indícios para as questões ora apresentadas; propor melhorias necessárias na qualidade das aulas, tanto no aspecto pedagógico quanto estrutural, como também auxiliar os professores de Educação Física a fim de que adquiram um melhor conhecimento do seu campo de atuação e das dificuldades que encontram (ou poderão encontrar) em sua prática docente.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.