EDUCAÇÃO PARA O LAZER: SABERES E COMPREENSÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Na proposta deste estudo buscou-se entender de que forma o lazer tem sido trabalhado na escola, sobretudo nas aulas de Educação Física, bem como descrever a importância dada ao tema conforme o conhecimento e compreensão dos alunos do ensino médio. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo e de caráter transversal. A amostra (n=25) foi do tipo não-probabilística, determinada de forma aleatória simples e por julgamento, e contou com alunos de ambos os sexos do ensino médio. Para tanto, utilizou-se de um questionário aberto proposto por Silva (2015), adaptado e ampliado para o objetivo deste estudo, contendo 10 questões referentes ao lazer, educação e aulas de Educação Física no ensino médio. Para a interpretação dos dados foram realizadas leituras flutuantes das respostas obtidas, que permitiram a determinação das principais categorias de interesse. A partir de então, os discursos foram codificados para preservar o anonimato dos participantes e apresentados por meio de tabelas. Ao término da pesquisa, constatou-se ausência de discussão acerca do lazer no recinto escolar, e quando em pouquíssimas vezes mencionado sempre atrelado à prática de atividades esportivas, aptidão física, promoção da saúde e às aulas práticas de Educação Física. Tal situação nos põem a repensarmos a estrutura curricular de Educação Física no ensino médio, para que assim possamos construir uma sociedade que entenda o lazer em sua amplitude, como um direito propriamente dito, a fim de que fujamos do conceito unitário do qual compreende o lazer apenas como uma mera atividade de descanso e privilégio dos mais abastados.
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