PANORAMA DA PESQUISA SOBRE FRANQUIA E MICROFRANQUIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS NACIONAIS NO PERÍODO DE JUL./2000 A JUL./2017
Resumo
No Brasil, em 2016, o setor de franquia e microfranquia criaram cerca de 1,192 milhões de empregos diretos no Brasil, em 142.593 unidades de franquias e 557 unidades de microfranquias. Considerando a carência de artigos em periódicos nacionais abordando efetivamente o tema, este estudo tem o objetivo de responder a seguinte pergunta: quais são as publicações sobre franquia e microfranquia veiculadas as bases de dados e eventos nacionais? Em resposta ao problema de pesquisa, o objetivo geral do artigo é analisar os trabalhos científicos publicados sobre franquia e microfranquia nos periódicos acadêmicos nacionais, no período de jul./ 2000 a jul./2017. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva de abordagem quantitativa envolvendo as leis da bibliometria. A busca nos bancos de dados definidos para a pesquisa identificou 95 artigos, 85 sobre franquia e 10 sobre microfranquia. Os resultados apontaram publicações (95) número pequeno se comparado com o espaço de tempo estudado, 17 anos, e também por se tratar do Brasil, que está situado como o quarto no ranking mundial de países com maior número de franquias e microfranquias. Os autores mais prolíficos foram Pedro Lucas de Resende Melo e Felipe Mendes Borini. A instituição de ensino com maior número de publicações é a USP, seguida pela UNIP, instituições situadas no Estado de maior representatividade nacional. As principais limitações deste estudo estão relacionadas às bases de dados selecionadas. Sugere-se, para pesquisas futuras um levantamento bibliométrico a fim de comparar o quantitativo de estudos nacionais e internacionais sobre a temática, incluindo dissertações e teses.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.