HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO DE HISTÓRIA
Resumo
Em tempos globalizados, em que a cultura a cada dia tem se tornado plural, a valorização do o que é local se torna uma forma de resgatar a própria identidade dos indivíduos. Diante da possibilidade de se trabalhar com a abordagem da História Local em sala de aula, surgem as seguintes problemáticas que norteiam esse trabalho: A partir de quando a história local se tornou evidente na realidade acadêmica brasileira? Quais são as possibilidades de se trabalhar a abordagem da história local em sala de aula através da disciplina de história? Como esse tipo de abordagem influência na construção da identidade do aluno? Diante de tais questionamentos, objetivo geral da pesquisa se faz em discutir as possibilidades de abordagens para se trabalhar História Local na escola. Além disso, busca-se também compreender o próprio processo das mudanças de abordagem da ciência histórica ao longo do tempo como ciência autônoma até se tornar disciplina escolar e analisar a importância da História Local na formação escolar do indivíduo no fortalecimento da cultura regional e da identidade e quais as propostas de atividades que podem ser utilizadas em sala de aula para isso na disciplina de história. A metodologia utilizada para a elaboração da presente pesquisa de cunho qualitativo se faz por meio de uma revisão bibliográfica.
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