APRENDIZAGEM AUTÔNOMA E DIFERENTES MÍDIAS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Resumo
O trabalho que ora se apresenta aborda questões acerca do uso dos diferentes tipos de materiais didáticos/mídias como forma de promover a aprendizagem autônoma do estudante na Educação a Distância. Diante disso, tem-se como objetivo identificar as caracterísitcas específicas de cada mídia (impressa, audiovisual e virtual) e discutir como cada uma colabora para a promoção da aprendizagem autônoma em seu uso como recurso didático. Buscamos também verificar como essas mídias podem atuar de forma conjunta para o aprendizado do aluno na EaD considerando suas vantagens e limitações nessa modalidade. Para isso, foram selecionados artigos cinetíficos e outros trabalhos previamente realizados sobre as temáticas em questão por meio dos quais foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as principais características de cada suporte para materiais didáticos na EAD, bem como sobre os conceitos de autonomia e aprendizagem autônoma, posteriormente relacionados entre si. Por meio dessa investigação, foi possível concluir que as diferentes mídias possuem potencialidades em aspectos específicos e se complementam no processo educativo a distância assim como no alcance dos objetivos dessa modalidade, de modo que a autonomia em cada tipo de material didático se manifestará em consonância com a função e relevância de cada pmídia/material no processo de aprendizagem.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.