Tecnologias de Informação e comunicação: experiência estética através de recursos tecnológicos e de imagens técnicas
Palavras-chave:
TICs, Imagens técnicas, Artes visuais, Experiência estéticaResumo
Objetivo: Descrever a contribuição tecnológica e a imagem técnica como recursos didáticos no processo estético e criativo dos acadêmicos do Curso de Artes Visuais da Universidade Aberta do Brasil/Universidade Estadual de Montes Claros, bem como relatar experiências estéticas vivenciadas através do usufruto das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICs. Metodologia: O curso de Artes Visuais foi contemplado com o programa institucional para usar e disseminar a TICs como recurso pedagógico nas aulas. A disciplina Pintura III utilizou as TICs em sua meto dologia para estudar o tema “Pintura Brasileira”. Para o desenvolvimento da aula, no processo ensino e aprendizagem, foram inseridas, além das ferramentas da plataforma virtual, imagens técnicas que propiciaram a aquisição de conhecimento e a experiência estética, oportunizando reflexões e processos de criação. Ademais, foram tecidos conceitos e experiências possibi litando o conhecimento, a interação e a aproximação da vivência do aluno. Resultados: As TICs propiciaram o caminho metodológico proposto pelo ensino de artes contemporâneo, integrado as inovações tecnológicas. A proposta pedagógica ofereceu aos alunos uma interação com a tecnologia, uma familiarização com a plataforma virtual. Ademais, possibilitou a construção colaborativa do saber, na qual todos puderam participar e contribuir não só trocando experiências, bem como compartilhando conhecimentos. Conclusão: As imagens técnicas ocuparam um papel fundamental na proposição dessa prática pedagógica cuja utilização ampliou o universo cultural, a experiência estética, o processo de criação e reflexão dos alunos sobre a temática proposta, estendendo-se para vida cotidiana deles.
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