Análise semiótica do conceito de ensino na EAD
Palavras-chave:
Semiótica, Educação a Distância, Ambiente Virtual de AprendizagemResumo
Na modalidade de ensino a distancia, o conhecimento é intermediado através de ambientes virtuais. Consideram-se neste trabalho as dimensões da virtualidade do ensino a distância, onde professor e aluno encontram-se separados no tempo e no espaço. Objetivo: Pensando nesse universo, na relação de destinador /destinatário existente entre seus participantes, nos papéis atribuídos a cada um e no processo de intermediação do conhecimento é que se propôs este trabalho, cujo objetivo principal foi analisar a semiótica do conceito de EAD. Metodologia: Para essa caracterização, partiu-se da apreciação semiótica e da relação semissimbólica de uma figura cujo tema remete à EAD, veiculada em um blog na internet, e também da conceituação do que é ensinar nesta modalidade de ensino. Assim, este estudo baseia-se em uma análise qualitativa e em uma revisão de literatura, tendo como principal referência a teoria da Semiótica Greimasiana, sustentação desta análise. Resultados: A EAD vem sendo difundida cada vez mais, pela sociedade, como um caminho recompensador na busca do conhecimento. Considerações finais: O ensino a distância surge como uma proposta complementar ao ensino presencial, proporcionando o acesso ao conhecimento àqueles que não podem ou não dispõem de tempo para frequentar o ensino presencial.
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