O DESIGN EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EAD: UM ESTUDO DE CASO NA REDE E-TEC BRASIL CEFET-MG
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi analisar a percepção dos professores do curso de Informática para
a Internet ofertado a distância, pela Rede e-Tec Brasil CEFET-MG, a partir da introdução de
princípios do design educacional nos ambientes de aprendizagem desse curso, como um recurso
pedagógico direcionado para a construção do conhecimento. Assim, foi realizada uma pesquisa
científica de natureza qualitativa. De acordo com o objetivo traçado, os tipos escolhidos de
pesquisa foram: a pesquisa descritiva e a exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos,
escolheu-se o estudo de caso. Dentre os resultados alcançados, destaca-se que os professores
possuem poucos conhecimentos referentes às capacidades tecnológicas do ambiente virtual de
aprendizagem, ficam restritos à reprodução constante do mesmo modelo de material e abordagens
de ensino. Além disso, o conceito de design educacional ainda é pouco abordado no meio
acadêmico e, isto influencia a concepção que os professores constroem sobre novos formatos de
materiais direcionados para a aplicação online.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.