PARA COMER COM OS OLHOS: PERSUASÃO VISUAL NA FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA MCDONALD’S NO FACEBOOK

Resumo

A experiência sensorial é utilizada pela propaganda ao longo de sua trajetória como uma abordagem
de engajamento, aderência e efetividade da mensagem de consumo. Combinar e estimular
os sentidos por meio de anúncios é uma prática recorrente de anunciantes, especialmente para
aqueles de bens de consumo não duráveis. O sentido da visão é comumente a porta de entrada
para experiências sensoriais de consumo, nos quais o exercício do ver ativa outras sensações que
conduzem à mensagem publicitária e o objeto de anúncio, tornando-se objeto de desejo. Para
tanto, a fotografia publicitária tem sido aprimorada para oferecer mensagens visuais cada vez
mais persuasivas, ora ostentando, ora encenando, porém continuamente estimulando a percepção
do espectador e público-alvo. Partindo deste cenário, a proposta deste trabalho foi analisar
a produção fotográfica da rede de fast foods McDonald’s no Facebook, considerando seu fator
estratégico. Desenvolveu-se para tanto uma pesquisa documental, tendo por campo o conteúdo
fotográfico da página da rede no Facebook, considerando o primeiro semestre de 2017. Selecionou-
se por corpus sete fotografias, analisadas conforme o instrumento adaptado e validado de
análise da imagem fotográfica de Felici (2004). Observou-se que, segmentado ao consumo de
alimentos em uma proposta de lazer, o trabalho fotográfico do McDonald’s constrói uma teia de
significação e persuasão visual pautada no estímulo visual ao paladar e na associação do contexto
alimentício de modo ampliado, incluindo lifestyle e comportamento.

Publicado

2019-11-25

Edição

Seção

Artigos Originais