Atores da Educação a Distância: refletindo sobre sua participação na educação on-line

Autores

  • Christiane Brant Paulino Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Dirce Efigênia Brito Lopes Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Maria Nadurce da Silva Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Palavras-chave:

Educação a distância, habilidades acadêmicas, abordagem pedagógica, tecnologias.

Resumo

Objetivo: O presente estudo pleiteou analisar os marcos regulatórios do estágio no Brasil, através da legislação que regulamenta os estágios curriculares de forma geral, pois o estágio na formação de professores deve atender, também, a esses dispositivos legais. Metodologia: A partir de pesquisa bibliográfica e documental, realizou-se uma breve retrospectiva histórica, visando conhecer as questões que constituem as preocupações dos legisladores em cada momento. Considerando que esses dispositivos traduzem concepções de formação e evidenciam elementos importantes para a discussão da complexa relação teoria-prática, em diferentes momentos da educação brasileira. Resultados: Com relação à prática e ao estágio, percebeu-se que a legislação, nas últimas décadas, buscou incorporar as discussões sobre a formação realizadas pelos estudiosos dessa temática, buscando superar questões históricas. Considerações finais: É necessário reconhecer que houve avanços, principalmente em considerar que todas as disciplinas que compõem o currículo têm uma dimensão prática que deve ser trabalhada.

Biografia do Autor

Christiane Brant Paulino, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Especialista em Supervisão, Inspeção e Orientação Educacional pela FUNORTE, Professora orientadora de TCC na UAB/Unimontes, Supervisora na rede municipal de ensino de Montes Claros-MG.

Dirce Efigênia Brito Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Especialista em Didática e professora da Unimontes, Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia UAB-Unimontes, Diretora de unidade de ensino municipal em Montes Claros-MG.

Maria Nadurce da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade Trás os Montes e Alto Douro- UTAD (Portugal); Coordenadora do Curso de Pedagogia - UAB/Unimontes; Supervisora Pedagógica na Rede Municipal de Ensino de Montes Claros - MG; (Brasil).

Edição

Seção

Artigos Originais