SOBRE O QUE É FALADO E O QUE É SILENCIADO: UMA ANÁLISE SOBRE A INCLUSÃO DO DEBATE DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o processo histórico e social que acompanha a inclusão do
debate sobre diversidade de gênero e sexual no currículo escolar no ensino básico. Para isso, analisou-
se documentos, como o tema transversal denominado “Orientação Sexual” dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (1998) e o livro de conteúdo de um curso de formação de professores de
“Gênero e Diversidade na Escola” (2009). A partir dessa análise, evidenciamos quais são os temas
incluídos nos referidos documentos, lançando luz sobre o que é silenciado. Além do mais, revisitamos
a repercussão do material produzido pelo Projeto Escola Sem Homofobia em 2011, o que
nos possibilitou acrescentar à discussão do texto perspectivas morais que, muitas vezes, limitam
a temática. Ao refletir sobre os processos histórico-sociais acerca do tema diversidade de gênero
e sexual em contexto escolar apontou-se os desafios para uma educação que crie estratégias para
falar com crianças e adolescentes sobre pensamentos diversos, sentimentos e desejos situados, e
ações que nem sempre são identificadas como homogêneas em nossa sociedade.
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