Governança, Engajamento e Controvérsia: uma análise discursivo-crítica do perfil @ Jair Bolsonaro no twitter no primeiro semestre de governo.
Palavras-chave:
Discurso de ódio. Redes sociais. Cibercultura. Twitter. Eleições brasileiras.Resumo
Este estudo dialoga com a democratização da palavra e da expressão ampliadas pela internet e a produção de discurso de ódio diante de cenários políticos e ideológicos em ambiências em rede. Objetivou-se analisar o engajamento discursivo promovido a partir dos discursos presentes nos tweets do presidente Jair Bolsonaro e usuários no Twitter, considerando seu primeiro semestre de governo (janeiro a junho de 2019). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa documental tendo por corpus o conteúdo das publicações e interações do perfil do Presidente da República @jairbolsonaro no Twitter, considerando o primeiro semestre de governo e utilizando a ferramenta de busca avançada da rede social. Percebe-se que o alinhamento ideológico é fomentado por ambiências em rede marcadas por afetos maximizados pelo posicionamento dos pares, sem que o diálogo seja um marcador de sociabilidade.
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