Utilização de um framework metodológico para avaliação da usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem da Unimontes: Virtualmontes
Palavras-chave:
Avaliação da usabilidade, Virtualmontes, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Framework para avaliação da usabilidade.Resumo
Este artigo descreve a aplicação de um framework metodológico adaptado para avaliar a usabilidade do ambiente virtual de aprendizagem da Unimontes - o VirtualMontes. Objetivo: A proposta de pesquisa foi adaptar o framework sugerido por Layla Hansan para avaliar sites de e-commerce e, assim, empregá-lo na avaliação da usabilidade do VirtualMontes. Metodologia: Todas as quatro etapas propostas na utilização do framework foram aplicadas, porém com as modificações necessárias para atender aos objetivos da pesquisa. As etapas empregadas foram a utilização do Google Analytics,o emprego da matriz de web métricas, a aplicação dos métodos de avaliação e a proposta de reformulação do design do site. Resultados: Nas etapas inicias foram apontados potenciais problemas de usabilidade que foram comprovados, posteriormente, pelos métodos de avaliação empíricos e avaliação heurística. Ainda, foram apontadas as análises, recomendações e a satisfação dos usuários. Considerações finais: Demonstrou-se a eficácia do framework em identificar problemas de usabilidade em sites.
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.