Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-05-10. Leia a versão mais recente.

Um Olhar Sobre o Estágio Curricular Supervisionado

Autores

  • Rosana de C´assia Rodrigues Andrade
  • Huagner Cardoso Silva Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Formação de Professores. Educação a Distância.

Resumo

Embora o estágio na formação de professores venha sendo objeto de muitas pesquisas, não se percebem resultados significativos desses estudos na dinâmica de seu desenvolvimento nas universidades. Nesse sentido pode-se afirmar que o estágio curricular clama por novos sentidos, o que tem instigado os pesquisadores a novas buscas. No contexto dessa problemática, emergiu a questão orientadora dessa pesquisa: O que os relatórios de estágio supervisionado dos alunos do curso de Pedagogia /UAB licenciatura revelam sobre o Estágio Supervisionado na formação do professor para atuar no ensino básico?  Em consonância com os objetivos propostos, optamos por uma abordagem qualitativa de investigação, realizando pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, selecionando 1 relatório de diferentes polos, totalizando cinco relatórios de estágio supervisionado   do curso de Pedagogia. A partir da leitura dos relatórios foram definidas 3 categorias de análise: 1) Estágio relação teoria e prática 2) O estágio na perspectiva reflexiva 3) estágio como pesquisa. Nos relatórios analisados, constatamos que o estágio supervisionado traz de forma recorrente a reflexão como fio condutor, e são considerados como um espaço de pesquisa, visando favorecer maior conhecimento da realidade do profissional docente, a partir da problematização, teorização, reflexão, intervenção e redimensionamento da ação. Apontam também a dificuldade de se romper com a dicotomia entre teoria e prática na formação do professor. Apesar desta dificuldade, percebe-se grande empenho na busca de soluções que permitam transpor os entraves que se colocam.

 

 

Biografia do Autor

Rosana de C´assia Rodrigues Andrade

Doutora em Ciências da Religião pela PUC/SP. Docente do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Universidade Estadual de Montes Claros/MG.

Huagner Cardoso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlância/UFU. Docente do Departamento de Estágios e Práticas Escolares da Universidade Estadadual de Montes Claros/MG.

Referências

Alarcão, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996.

Brito, Antônia Edna. Formar professores: rediscutindo o trabalho e os saberes docentes. In: Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Carvalho, Marlene Araújo de (Orgs.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

CAMPOS, Dinael C. de. Atuação de estagiários em Psicologia do Trabalho com grupos. Rev. SPAGESP, Ribeirão Preto, v. 10, n. 1, p. 53-59, jun. 2009. Disponível em. Acesso em: 8 mar. 2020.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. LELIS, Isabel. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, Vera. Maria(org.). Rumo a uma nova didática. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p.56-72

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. A Prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas: Papirus, 1991.

KENSKI, Ivani Moreira. A vivência escolar dos estagiários e a prática de pesquisa em estágios supervisionados. In: PICONEZ, Stela. Bertholo. (coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 9. ed. Campinas: Papirus,1994, p. 39-51.

LEMOS, Ana Raquel Pereira. A prática de ensino sob forma de pesquisa e prática pedagógica no Curso de Pedagogia. In: XIII ENDIPE - ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 2006, Recife. Educação, questões pedagógicas e processos formativos: compromisso com a inclusão social, Anais Eletrônicos, 2008.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. O trabalho como princípio articulador na prática de ensino e nos estágios. Campinas-SP:Papirus, 1996.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de crianças. Ijuí-RS: Ed. Unijuí, 2003. 288 p

Lima, Maria da Glória Soares Barbosa. Sujeitos e saberes, movimento de autorreforma da escola. In: Mendes Sobrinho, José Augusto de Carvalho; Carvalho, Marlene Araújo de (Orgs.). Formação de professores e práticas docentes: olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 31-39.

LUDKE, Menga. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. (org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, p. 27-54. 2001

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MAZZEU, Francisco Jose Carvalho. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos Cedes, ano XIX, n. 44, abr. 1998.

PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado: a aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. In: FAZENDA, I. C.; PICONEZ, S. C. B. (Org.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus, 1991. p. 15-32.

PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na Formação de Professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SCHÖN, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: Um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Catoldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

_______. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

TARDIF, Mauricio; LESSARD, C. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2000.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular; Buenos Aires: CLACSO, 2007.

Publicado

2021-05-10

Versões

Edição

Seção

Artigos Originais