O Processo de Ensino-Aprendizagem do Espanhol na Perspectiva Vygotskyana
Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem, relações interpessoais, teoriavygotskyana.Resumo
Esse trabalho trata do ensino-aprendizagem do Espanhol analisado na perspectiva vigotskyana. A análise foi realizada nas aulas do projeto NAP – Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania para alunos de Montes Claros, uma das cidades contempladas pelo projeto. Objetivou-se enfocar aspectos interativo-educacionais a partir das teorias do desenvolvimento de Vygotsky, enfatizando relações interpessoais no ensino-aprendizagem do espanhol. Nesta abordagem, a pesquisa se baseou em relatos de experiência em sala de aula do 2º ano do Ensino Médio.
Referências
MESTRES, Mariana Miras; GOÑI, Javier Onrubia; GALLART, Isabel Solé. Tradução de Cristina Maria de Oliveira. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. 210 p.
COLL, César; PALACIOS, Jesus; MARCHESI, Álvaro. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia Evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995. 356 p.
BOCK, Ana Mêrces Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 1999. 492 p.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS/ UNIMONTES. Disponível em: Http://www.unimontes.br/arquivos/resolucao/2006/resolucao_cepex073.pdf
Acesso em: 21 fev. de 2019
COUTINHO, Maria Tereza da Cunha; MOREIRA, Mércia. Psicologia da Educação: Um Estudo dos Processos Psicológicos de Desenvolvimento e Aprendizagem Humanos, voltado para a Educação: Ênfase na Abordagens Interacionistas do Psiquismo Humano. Belo Horizonte: LÊ, 1992. 215 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 25ª edição. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 52 p.
COLL, César; SOLÉ, Isabel. Ensinar e Aprender no Contexto da Sala de Aula. In: COLL, César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús. Desenvolvimento Psicológico e Educação: Psicologia da Educação Escolar. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Cap. 14. p. 241-260. Tradução de Fátima Murad.
SILVA, Alexandre da; ROCHA, Karla Marques da. Espaços de Aprendizagem: Uma Abordagem a partir da Teoria de Vygotsky. Revista de Educação do Ideau, Getúlio Vargas, v. 7, n. 15, p.2-13, 2012. jan. junho.
Publicado
Edição
Seção
A Revista Multitexto se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da Revista Multitexto, ficando a sua reimpressão total ou parcial, sujeito à autorização expressa de sua direção. Os originais não serão devolvidos aos autores. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.